Serviços de apoio à família

1º Ciclo e Pré-escolar

1º Ciclo

A Componente de Apoio à Família (CAF) pretende dar resposta às crianças cujo agregado familiar, devido a compromissos profissionais, não tenha possibilidade de acompanhar os seus educandos no período de antes do início e depois da atividade letiva. A CAF assegura o período da manhã das 07.00h ou 07.30h e as 09.00h e da tarde, entre as 17.30h e as 19.00h.

Para a realização das CAF foram estabelecidos protocolos de parceria com as seguintes entidades:

– Agrupamento de Escolas de Benavente

Sociedade Filarmónica Benaventense (960 210 667 ou sfb1871@hotmail.com)

– Agrupamento de Escolas de Samora Correia

ADIC – Associação para o Desenvolvimento Integrado da Criança – (263 654 614 ou 968 772 655 ou adic1@sapo.pt)

Pré-escolar

Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF) na educação Pré-escolar

O Município de Benavente em articulação com os Agrupamentos de Escolas e as Associações de Pais, implementou no ano letivo 2022/2023 um novo modelo de funcionamento das AAAF, que pretende dar uma resposta eficaz a todas crianças cujos encarregados de educação que, por razões de natureza laboral, necessitam de horários mais alargados do que os horários da componente letiva e do período letivo.

Normas de Funcionamento das Atividades de Animação e Apoio à Família na Educação Pré-escolar  Normas de funcionamento AAAF’s 2023

Objetivos

Assegurar o acompanhamento das crianças na educação pré-escolar antes e/ou depois do período diário de atividades educativas e durante os períodos de interrupção letiva;

Dar resposta às necessidades das famílias e das crianças;

Promover uma oferta de qualidade em todos jardins de infância, promotora de segurança, bem-estar, divertimento e criatividade.

Período letivo

Manhã – acolhimento | 7.30 às 9.00 h

Almoço | 12.00 às 13.00 h

Tarde – atividade socioeducativas | 15.00 às 17.30 ou 19.30 h

Interrupções letivas | 7.30 às 19.30 h

Inscrições na plataforma:

Candidatura online com acesso

Candidatura online sem acesso

Famílias têm que demonstrar a necessidade deste apoio

De modo a usufruir das AAAF das 7.30 h às 9.00 h e após as 17,30 horas, as famílias obrigam-se a demonstrar e a justificar a sua necessidade, nomeadamente através da declaração da entidade patronal com o local e horário de trabalho dos Pais/Encarregados de Educação, conforme o ponto 2, da Portaria n.º 583/97, de 1 de agosto. As situações excecionais serão alvo de avaliação específica.

Comparticipação das famílias

Crianças com frequência de AAAF no período letivo

Nos meses de setembro, dezembro e abril o pagamento da mensalidade letiva será de 50% do valor, em caso de necessidade para o período das interrupções letivas, será de acordo com a tabela (período não letivo);

O pagamento dos meses de julho, agosto e setembro será de acordo com a tabela (período não letivo).

Crianças que não frequentam AAAF no período letivo

As crianças que não frequentam as AAAF, isto é, apenas frequentam o Jardim de Infância no período da componente letiva, das 09:00 às 15:00 horas, não pagam.

Pré-escolar

Interrupções Letivas

Períodos de funcionamento das interrupções letivas e período de férias

* As AAAF não se encontram em funcionamento:

• Feriados nacionais e dias de tolerância de ponto da administração central e local;
  • Feriados municipais;
  • Em caso de greve do pessoal docente e não docente;
  • Situações que obriguem ao encerramento das escolas, designadamente falta de água e eletricidade;
  • Quando não se verifiquem as condições mínimas de funcionamento;
  • De 1 a 5 de julho e de 2 a 6 de setembro.

Inscrições e condições de frequência

A inscrição é feita por interrupção letiva/ período de férias, até 15 dias antes do início das atividades;

A inscrição é efetuada na plataforma Siga/EDUBOX através do acesso pessoal;

Para ter acesso ao serviço nas interrupções letivas, terão que ser anexadas às candidaturas as declarações das entidades patronais dos adultos responsáveis pela criança, que comprovem que se encontram a trabalhar na data em causa, com a indicação do horário.