Coro do Município de Benavente

14º Encontro de Coros do Município de Benavente

O palco do Centro Cultural de Samora Correia recebeu o XIV Encontro de Coros do Município de Benavente. O evento contou com a presença do Coro do Município de Benavente, o Grupo Coral da Sociedade Euterpe Alhandrense, o Coral Polifónico de Ponte de Sôr e o Coro do Instituto Politécnico de Coimbra.

“O tempo é um cavalo de vento, indomável e fugidio. Já passaram 20 anos sobre a primeira apresentação pública do Coro”

O Coro do Município de Benavente

O tempo é um cavalo de vento, indomável e fugidio. Já passaram 20 anos sobre a primeira apresentação pública do Coro do Município de Benavente e é como se tivesse sido ontem.

Ontem, era o dealbar do século XXI, a passagem de um século a outro, as ilusões e a esperança em dias mais largos e justos.

Nos finais dos anos 1990, um jovem músico da Sociedade Filarmónica de Santo Estêvão, Daniel Manuel, apareceu no gabinete em que eu trabalhava à época, no Centro Cultural de Benavente, para me falar dos seus sonhos de músico, dos seus projetos de futuro nesse domínio e da profissão para a qual se considerava com capacidades técnicas e artísticas. Para além de músico (tocava clarinete) o jovem tinha planos mais vastos e ambiciosos: queria ser maestro, dizia-me serenamente convicto (…).

Lembro que andámos quase todo o ano de 2002 a criar raízes, húmus, fermento para que essa ideia crescesse, tomasse forma, fosse exequível. O plano, já inscrito a papel e tinta, foi então apresentado ao então vereador da cultura, Hélio Justino, que de pronto o acarinhou, acreditou e permitiu que essa aspiração de um jovem se transformasse em realidade. O giz, ou o pó, ou a utopia que aos 19 anos nos faz demiurgos, as conversas em torno da música que ambos amávamos, volveram projeto sério, real e consolidado – deu as primeiras notas em 2003 e tornou-se adulto e responsável – tem já 20 anos.

Estreia do Coro do Município

Um ano após a sua constituição (2003), o Coro do Município fez a sua estreia na Igreja da Misericórdia de Benavente, tendo como padrinhos o Coro dos Trabalhadores da Carris.

O grande desafio estava em curso para o maestro Daniel Manuel, na altura estudante de música no Conservatório, mas que agarrou a oportunidade para testar as suas capacidades pessoais e profissionais e levar por diante um projeto importante na comunidade. Apesar de ter uma disciplina de Coro do Conservatório, Daniel Manuel realizou posteriormente formação adequada e aprofundada em direção coral que é diferente da direção de orquestra. Hoje, Daniel Manuel é um maestro respeitado e admirado, um músico e um compositor talentoso.

Coro do Município é convidado para inúmeras atuações

O Coro do Município tem sido convidado para atuar em vários Encontros de Coros e em outros eventos culturais que têm lugar na Região e no País.

Fruto de um trabalho sério e maduro, o Coro têm no seu currículo produções próprias, com a realização de concertos temáticos: repertório com as canções regionais do Lopes Graça; o projeto Zeca Afonso com o grupo “Pentacorde”, em que o Coro percorreu o País a cantar Zeca Afonso, na altura estavam em palco mais de 50 pessoas; o projeto CORAL- POP,  que contou com a participação de um quarteto composto por bateria, baixo, guitarra e trompete.  A feliz  junção de um quinteto de sopros ao Coro foi igualmente marcante, bem como a colaboração com as Bandas Filarmónicas do Município ou o bonito concerto “Maria”, que apresentava três visões diferentes sobre a personagem bíblica Maria. O Coro é presença certa nas Temporadas da Música do Município de Benavente e nos Mercados de natal.

Em 2019 destaque para o último concerto realizado antes de se instalar a pandemia (COVID-19), na Igreja de Benavente, surgindo aqui uma  interação com o público que funcionou muito bem. Em 2022 destaque para a estreia da peça “Missa ao Espírito Santo”, um trabalho artístico do maestro Daniel Manuel, apresentado na Igreja de Santo Estevão. O Concerto de Reis de 2023 que teve lugar na requalificada e majestosa Igreja de Samora Correia, foi extraordinário.

“Cantar é próprio de quem ama!”

Santo Agostinho

Projetos para o Futuro

Desde sempre que os sonhos ocuparam a atenção dos homens e sonhar traz conhecimento, é mágico e espiritual. Os projetos que nascem de sonhos são histórias que se desenrolam, podem ter ou não um desfecho, mas são vividas intensamente enquanto são concretizadas, vividas.

O Coro do Município tem uma história para contar, tem obra, tocou nos corações de quem dele fez parte e de todos os que ouviram e se envolveram na musicalidade conseguida pelo maior instrumento de todos: a VOZ.

No Futuro do Coro existe o projeto, já em curso, da gravação de um trabalho discográfico com as memórias do coro, contendo as canções mais emblemática, contemplando as várias fases do coro que contaram com o contributo de muitos coralistas. Em preparação está o Concerto de lançamento na Temporada da Música de 2023 e no horizonte fica o sonho e a ambição de participar no Festival Internacional de Música Coral, em Praga,

Parabéns ao Coro do Município, muito sucesso.

“… um projeto elaborado pelo giz dos sonhos, mas imbuído de entusiasmo juvenil… “ (…) “… deu as primeiras notas em 2003 e tornou-se adulto e responsável - tem já 20 anos.”