Edit Content

Mapa do Site

AMBIENTE

Educação Ambiental nas Escolas

O Programa de Educação Ambiental para as escolas (PEA) é promovido anualmente pelo município, em articulação com um conjunto de parceiros locais e nacionais e pretende constituir um conjunto de recursos de carácter transversal e multidisciplinar através do qual as escolas possam promover a educação para a sustentabilidade.

Iniciativas

Iniciativas de sensibilização junto das crianças sobre a poupança da água. Uma missão contínua.

Alunos da Escolas do 1º ciclo receberam um folheto informativo sobre a importância da preservação da água, com várias curiosidades e desafios para analisar em família.

  • Uma torneira a pingar pode desperdiçar mais de 30 L de água por dia;
  • Regar enquanto está calor prejudica as plantas e desperdiça água devido à evaporação (…)
  • Pegada Hídrica / quantidade de água gasta para produzir alimentos e não só.

 

Foi realizada mais uma sessão sobre a água junto de alunos que estão integrados no projeto “Parceria Hidrodinâmicas”, que aceitaram um desafio por nós lançado: explicar aos seus colegas aspetos importantes sobre a água e a importância de a pouparmos, bem como entregar o copo reutilizável, um copo composto em parte por palha de trigo, num claro avanço na diminuição da pegada hídrica. As crianças já interiorizaram a urgência de poupar água, os perigos do seu desperdício.

Concluiu-se assim o ciclo e os trabalhos executados ao longo do ano, com esta missão cumprida dentro da Parceria Hidrodinâmicas.

Tal como a água, a parceria é dinâmica, pelo que poderão aderir novas entidades que contribuam para a valorização da água e enriquecimento do projeto.

Parceria Hidrodinâmicas:

  •  Câmara Municipal de Benavente
  •  Representantes do CRIB
  •  ASPEA Associação
  • Águas do Ribatejo
  •  Representantes das escolas que decidiram aderir ao projeto em 2021/22:
    • Centro Escolar de Benavente (AEB)
    • EB1 Nº 2 das Acácias (AESC)
    • EB 1 Nº 2 das Areias (AEB)
    • EB1 Fonte dos Escudeiros (AESC)

Parcerias Hidrodinâmicas

Como surgem?

A Parceria Hidrodinâmicas, surgiu do concurso de Ideias HidroDinâmic@s promovido pela Ciência Viva que, no Dia Mundial da Água de 2022, reconheceu o mérito social deste projeto de sensibilização, para a importância da água e necessidade de a preservar, e de consciencialização, para o valor da ação individual e da adoção de comportamentos ambientalmente sustentáveis.

O projeto desenvolveu-se com utentes do Centro de Recuperação Infantil de Benavente e alunos de jardins de infância e escolas primárias dos Agrupamentos de Escolas do Município de Benavente, com as seguintes linhas orientadoras:

a água é um bem comum, é fundamental a inclusão e participação ativa de todos para fazer face às problemáticas ambientais atuais (de todos e para todos, cada gota conta);
sendo um recurso que todos usamos, a água é também um tema facilitador da partilha entre grupos de idades e necessidades educativas diferentes;
a melhor forma de promover valores e alteração de comportamentos é através da experiência das situações e dos exemplos.
Durante o ano letivo de 2021/22, o CRIB e jardins de infância e escolas primárias aderentes trabalharam o tema nas atividades curriculares e participaram em atividades de sensibilização. Foram ainda estimulados a descobrir, integrar e divulgar em casa os bons exemplos de hábitos e escolhas de baixo consumo hídrico, inclusivamente na vertente alimentar (alimentação saudável e redução de desperdício alimentar).

A Parceria Hidrodinâmicas começou com 5 parceiros (Município de Benavente – CMB, Centro de Recuperação Infantil de Benavente – CRIB, Agrupamentos de Escolas de Benavente – AEB e de Samora Correia – AESC, e Associação Portuguesa de Educação Ambiental – ASPEA). Nas ações relativas à poupança da água, com dicas e exemplos para reduzir a pegada hídrica, colaboraram a Águas do Ribatejo e a DecoJovem (DECO). Contamos com o contributo da OIKOS – Cooperação e Desenvolvimento para o kit didático, com materiais dirigidos à sustentabilidade e solidariedade, permitindo evocar a situação global de acesso à água potável e ao saneamento.

O kit didático itinerante que circula nas escolas pretende dinamizar e estimular atividades de partilha entre o CRIB e os jardins de infância e escolas primárias, caso disponham de recursos para o Kit (experiências, jogos, livros, etc) ou queiram partilhar a V/ opinião ou colaborar de outra forma, PF contactem-nos nesse sentido.

Dia Nacional da Água

Celebramos o Dia Nacional da Água reforçando a importância dos recursos hídricos

Gota conta, todas são preciosas! São tão importantes as ações globais e individuais.

No âmbito do projeto Parceria Hidrodinâmicas, a zona ribeirinha de Benavente esteve animada com uma iniciativa que celebra a água, sua importância, e, fundamentalmente, o uso dos recursos hídricos de forma sustentável. Estivemos com utentes e alunos do Centro de Recuperação Infantil de Benavente e alunos dos Agrupamentos de Escolas do Município de Benavente, aderentes a este projeto.

Uma ação que pretende demonstrar os benefícios da educação “fora de portas” e evidenciar que a água, além de recurso natural que nos une enquanto utilizadores humanos, é um elo de ligação à natureza

Gotas participantes:

  • Câmara Municipal de Benavente
  • Representantes do CRIB
  • ASPEA
  • Representantes das escolas que decidiram aderir ao projeto em 2021/22:
    • Centro Escolar de Benavente (AEB)
    • EB1 Nº 2 das Acácias (AESC)
    • EB 1 Nº 2 das Areias (AEB)
    • EB1 Fonte dos Escudeiros (AESC)

Programa de Educação Ambiental premiado

O programa de educação ambiental Parceria Hidrodinâmicas, promovido pela Câmara Municipal de Benavente, em parceria com o CRIB Benavente, ASPEA e Agrupamento de Escolas do Município (Agrupamento de Escolas de Benavente e Agrupamento Escolas Samora Correia) e que envolve crianças e jovens das instituições de ensino foi esta semana premiado com o Prémio Especial no Concurso de Hidrodinâmicas da Ciência Viva.

O prémio irá permitir que as entidades possam avançar para a criação da mascote “Pezinho de chuva” que a partir de trabalhos dos participantes identificará o projeto e será distribuída a cada participante no Dia Nacional da Água, como reconhecimento do seu contributo para o desenvolvimento do projeto, bem como a criação de kit didático itinerante “Pezinho de chuva”, adequado aos níveis de aprendizagem envolvidos e gerido pelo CRIB para circular entre os parceiros: estimulará a continuidade do intercâmbio e facilitará a partilha sobre o tema nas escolas e entre as escolas e o CRIB, reforçando a inclusão social.

Os premiados farão ainda um donativo ao programa WASH (Água, Saneamento e Higiene) da UNICEF com o objetivo de sensibilizar os participantes e da comunidade para a situação global de escassez de água potável e de acesso a condições de saneamento e higiene.  

De acordo com a Câmara Municipal de Benavente, no futuro estes pretendem criar uma plataforma partilhada para as entidades parceiras registarem as atividades, permitindo acompanhar os parceiros e o desenvolvimento do projeto, incentivar a inovação e as boas práticas, e proporcionar a troca de experiências, bem como facilitar a comunicação e divulgação. 

“Com a celebração do Dia Nacional da Água 2022 e o kit didático itinerante “Pezinho de chuva”, investimos na continuidade da disseminação da mensagem da importância da água no ano letivo seguinte e estimulamos a consolidação da parceria, proporcionando o desenvolvimento de atividades que abranjam outros temas relacionados com a água, como a biodiversidade e restauro de ecossistemas”, refere a autarquia.

Este programa envolverá também a comunidade através dos próprios participantes, de ações de sensibilização/educação ambiental e da divulgação das atividades realizadas pelas entidades parceiras.

Anúncio do vencedor do concurso “Pezinho de Chuva” – Parceria Hidrodinâmicas

A mascote mais votada pelo júri do Concurso “Pézinho de Chuva” foi criada pela turma do 6º B da Escola E,B,2,3 do Porto Alto; a menção honrosa foi atribuída ao CRIB.

Participaram na iniciativa cerca de 300 alunos, igualmente professores; monitores; técnicos de bibliotecas e a todos felicitamos.

A cerimónia do anúncio do prémio foi realizada online, onde todos os presentes puderem assistir ao anúncio do vencedor e aos momentos nas diferentes escolas onde entregámos os certificados de participação e dar as boas-vindas à mascote que vai ganhar vida.

Parabéns

A todos pelo interesse no tema da água. Cada gotinha conta e todas podem fazer a diferença.

Dia 22 de março comemoramos o Dia Mundial da Água e faz um ano que o Projeto Parceria Hidrodinâmicas foi reconhecido e valorizado pelo seu mérito social.

O Kit pedagógico itinerante continuará a circular pelos espaços escolares. Fiquem atentos e envolvam-se nos desafios propostos pela Parceria Hidrodinâmicas:

  • Câmara Municipal de Benavente (CMB)
  • Associação Águas Do Ribatejo
  • ASPEA Associação
  • Crib Benavente
  • Agrupamento de Escolas de Benavente (AEB),
  • Agrupamento de Escolas de Samora Correia (AESC)