Dia Mundial dos Peixes Migradores

25 maio na Ribeira do Vale Cobrão

Horários e Ponto de partida e retorno:
9H00 – Benavente: Estacionamento lateral das Piscinas Municipais
9H20 – Samora Correia: Centro Cultural

A atividade termina às 13H00, com regresso aos pontos de encontro.

Propomos uma Visita Interpretativa à Ribeira do Vale Cobrão, um afluente do Rio Sorraia inserido em Rede Natura 2000 e identificado como de prioridade elevada para a conservação da lampreia-de-rio Lampreta fluviatilis.

Trata-se de um percurso guiado de 5 km ao longo da Ribeira do Vale Cobrão, com grau de dificuldade fácil, na Companhia das Lezírias. Preveem-se várias paragens para observação e reflexão conjunta sobre a relação entre as condições ecológicas das linhas de água e a conservação dos peixes migradores e, também, sobre o interesse de compatibilizar a atividade humana com as necessidades ambientais destas espécies e com a qualidade dos rios onde elas ocorrem.

Partindo do Paul das Lavoeiras em plena Companhia das Lezírias, esta visita terminará no Parque de Merendas da Barragem do Vale Cobrão. Traga algo para juntar ao lanche que ofereceremos e, em conjunto, partilharmos!

Esta atividade procura contribuir para os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: ODS 15 | ODS 6 | ODS 11 | ODS 17.

Melhorando o desempenho ambiental desta ação, a deslocação para o local far-se-á em transporte coletivo, com dois pontos de encontro. Mais informações e inscrição em breve aqui.

Não se esqueça de levar água e usar a roupa, calçado e proteção adequados à meteorologia e caminhada.

Inscrições em https://bit.ly/inscrição-dia-peixes-migradores

The event is finished.