PERCURSOS DE NATUREZA
Percurso Permanente Turístico de Orientação
Orientação
A Orientação é um desporto recente em Portugal, mas tem já mais de 100 anos de existência enquanto desporto organizado.
A primeira atividade de Orientação desportiva foi organizada em 1897, em Bergen – Noruega.
Por cá o início da Orientação remonta a 1973, quando em Mafra foi organizado o primeiro Campeonato das Forças Armadas.
Em 1990 surgiu a Federação Portuguesa de Orientação, o órgão máximo nacional da modalidade, responsável pela organização dos calendários competitivos, Seleções Nacionais, formação, etc.
No chamado “Desporto da Floresta”, a competição concilia-se com o lazer, num espaço que proporciona um permanente contacto com a Natureza e onde cada participante escolhe o seu ritmo.
No caso do percurso permanente turístico de Orientação de Benavente, a floresta foi trocada pela malha urbana da Vila, levando os participantes aos nossos locais mais emblemáticos.
Como realizar o percurso permanente?
Qualquer pessoa pode realizar o percurso permanente turístico de Orientação de Benavente, independentemente da sua condição física e da sua habilidade para ler um mapa de Orientação.
Para realizar o percurso é preciso um mapa. Esse mapa pode ser recolhido em papel nos edifícios do Município e também está disponível para download AQUI.
Para melhorar a experiência, recomendamos que realize o percurso com o mapa impresso em papel. No entanto, é possível fazer o percurso levando o mapa em formato digital no seu telemóvel ou tablet.
Uma vez com o mapa na mão pode observar que este tem diversas cores e símbolos. No mapa vai encontrar uma legenda para as cores e símbolos. Caso seja a primeira vez que faz um percurso de Orientação, é recomendado que perca algum tempo a observar a legenda.
O objetivo da Orientação é cumprir o percurso assinalado no mapa pela ordem indicada (partida, ponto 1, ponto 2, ponto 3, ……, final), o mais rápido possível e recorrendo apenas ao mapa e a uma bússola (opcional, mas aconselhável).
No mapa encontra-se assinalado o percurso com a cor magenta.
- O local de início (coordenadas GPS do início do percurso: 984709, -8.810777) é assinalado com um triângulo magenta.
- Os pontos de controlo são assinalados com circunferências magenta – ao lado de cada ponto de controlo, está um algarismo que indica qual o número do ponto (por exemplo, ao lado do quinto ponto, está o algarismo “5”). Relembramos que o percurso deve ser realizado por ordem crescente.
- O final do percurso é assinalado com duas circunferências concêntricas de cor magenta.
- O percurso permanente turístico de Orientação de Benavente é constituído pelo ponto de partida, 20 pontos de controlo e pelo ponto de chegada.
Em cada ponto de controlo (tal como no ponto de partida e no ponto de chegada) vai encontrar uma placa que lhe indica que está no local certo. Em cada placa vai encontrar um QR Code para ser utilizado apenas por utilizadores da APP iOrienteering.
Como utilizar a APP iOrienteering?
Para realizar o percurso permanente turístico de Orientação de Benavente apenas é preciso um mapa (em papel ou digital). No entanto, é possível melhorar a sua experiência utilizando a APP iOrienteering.
Esta APP, disponível para Android e iOS, faz a cronometragem do seu percurso e permite fazer uma lista de resultados de todos os utilizadores.
Para utilizar esta APP deve:
- Instalar a aplicação no seu telemóvel. Deve permitir o acesso à localização e à câmara do dispositivo;
- Criar uma conta (apenas é possível aparecer na lista de resultados tendo conta criada);
- Depois de ter criado a sua conta, deve:
- “CARREGAR UM EVENTO”
- “DIGITALIZAR O CÓDIGO QR”
- Neste momento, deve digitalizar o QR Code (presente no placard da partida OU no panfleto do percurso) que tem a indicação “Abrir o percurso na APP iOrienteering”.
- “DIGITALIZAR O CÓDIGO DE PARTIDA”
- Neste momento, deve digitalizar o QR Code (presente no placard da partida) que tem a indicação “Iniciar o cronómetro na APP iOrienteering”. A partir deste momento o tempo do seu percurso já está a contar.
- Sempre que chegar a um ponto de controlo, deve carregar em “DIGITALIZAR POSTO DE CONTROLO”. Nalguns dispositivos não é necessário digitalizar o código em cada ponto de controlo. Tal acontece por GPS – quando isto acontece, o telemóvel faz um “BIP”.
Chegando ao último ponto de controlo, deve digitalizar o QC Code presente na placa. Nesse momento o cronómetro para. Em seguida deve “carregar” o seu resultado. Só após carregar o seu resultado é que vai aparecer na lista de resultados pública.