Edit Content

Mapa do Site

GASTRONOMIA E VINHOS

Eventos Gastronómicos

Festival do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas

Todos os anos, em Maio, preparamos para si o melhor arroz de sempre

Gastronomia/Animação/Artesanato/Concertos /Área Infantil e Radical/ Produtores /Showcooking /Espetáculos

O Festival do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas é um evento envolto em grande sucesso neste Município. O Festival apresenta um modelo multifacetado, Integrando áreas funcionais distintas, com o enfoque na gastronomia, nomeadamente uma tenda de grande dimensão que designamos como Praça do Arroz onde se concentra a área de cozinha ao vivo: as Bancas do Arroz (conceito diferenciador), banca do Arroz com doce e o espaço de restauração.  Numa outra grande área, está integrada a área expositiva destinada ao artesanato e aos produtos regionais. A programação cultural apresenta um forte cartaz musical não só com participações do panorama nacional de reconhecido valor, mas igualmente  promove as dinâmicas de coletividades e associações, dando expressão à cultura e às artes do município.

Estratégia de valorização do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas

O projeto de Valorização e Promoção do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas é uma das estratégias identificadas no âmbito do Plano Estratégico de Turismo para o Município de Benavente, pelo que será um projeto ao qual iremos garantir continuidade e incremento de qualidade tanto no que se refere ao evento que agrega mais público, o Festival, como ao projeto Restaurantes Aderentes. Esta vertente do projeto está implementada em 16 restaurantes da área do Município, que nas suas cartas apresentam oferta de pratos confecionados com arroz carolino das lezírias Ribatejanas

No conjunto, entendemos que este projeto contribui para a criação de valor do Arroz carolino das Lezírias Ribatejanas enquanto produto de excelência numa lógica de validação e de acreditação junto do público em geral.

A realização do Festival é feita em localização alternada, entre Benavente e Samora Correia.

A área ocupada pelo Festival envolve cerca de 2000 m2, definindo fundamentalmente as seguintes áreas:

Praça do Arroz

Restaurantes
Bancas do Arroz
Degustação
Showcooking
Arroz com Doce

Espaços de exposição

Artesanato
Produtos endógenos

Espaço Lúdico

Insufláveis
Torre de escalada
Slide
Circuito de tratores
Passeio a cavalo
Pipocas e algodão doce
Pinturas faciais

Animação

Palco Lezíria
Palco Carolino
Palco Malandrinho

Exposição

Da Terra ao Prato – o Ciclo do Arroz

Ainda no recinto

Street food
Esplanadas
Lounge

Mobilidade

Tuk-tuks
Circuito de autocarros pelo Concelho

O arroz sem ti não tem sabor

A vertente gastronómica apresenta a sua maior expressão na Praça do Arroz, é neste espaço que o visitante tem a oportunidade de conhecer e experienciar as potencialidades deste produto, quer através de momentos de cozinha ao vivo, degustações e em espaço restaurante. No que se refere a degustação, as cinco Bancas do Arroz são o conceito diferenciador do evento que na sua génese oferece de forma festivaleira o arroz carolino, em diferentes apresentações, que vão desde as mais tradicionais às mais contemporâneas. Neste modelo, particularmente bem recebido pelo público, o visitante adquire um “KIT de degustação” que permite escolher entre as três possibilidades existentes, duas apresentações diferentes de arroz carolino. Ainda na Praça do Arroz temos presente um espaço dedicado à restauração,  Integrando também a vertente de promoção dos vinhos da área do município, apresentando o espaço de “Vinho a copo”, com as marcas Companhia das Lezírias (Herdade de Catapereiro e Tyto Alba) e Sociedade Alegre (Marufa).

O conceito de Street Food, tal como já confirmamos nas edições anteriores, permite trazer ao evento um aspeto de modernidade que entendemos diferenciador pelo que alinhamos com vários operadores.

Presenças: Artesanato e produtos endógenos

No espaço aberto dedicado ao artesanato e produtores regionais reúnem-se cerca de dezenas de presenças. Procuramos valorizar a natureza efetivamente artesanal com o objetivo de promover o aumento de oportunidades no âmbito da tradição e dos valores locais e regionais. Salientamos também que na exploração dos espaços destinados a bebidas privilegiamos a participação do movimento associativo local.

Um evento cada vez mais acessível e eco

  • Relativamente a acessos universais, sobretudo no que respeita a cidadãos com necessidades especiais, vamos ampliar os mesmos, sendo que todos os acessos no recinto respeitarão os princípios de acessibilidade, isto é sem quaisquer barreiras que impeçam o livre acesso;
  • Criação de sanitários públicos adaptados incluindo zona de berçário;
  • Legibilidade de toda a comunicação digital e impressa de grande formato adequada a cidadãos com necessidades visuais especiais;
  • Criação de espaço de estacionamento dedicado.

 

Em Maio, não pode perder este evento gastronómico onde a música e a as artes têm um papel complementar de grande atratividade.

Festival do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas
DENTRO DE PORTAS

O Município de Benavente, em parceria com os restaurantes aderentes ao projeto de Calorização do Arroz Carolino das lezírias Ribatejanas, dinamiza, uma vez por mês, um momento de animação diversificada, em cada um dos restaurantes aderentes ao Projeto.

O objetivo é trazer dinamismo e justo protagonismo ao produto de excelência que é o Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas.

Festival de Gastronomia da Lezíria Ribatejana

Festival de Gastronomia dinamizado pela ARCAS onde se podem provar os pratos típicos da região. As tasquinhas ficam a cargo das associações e coletividades da cidade de Samora Correia.

Realiza-se no mês de julho.

Feira Anual e Tasquinhas de Benavente

A gastronomia em destaque onde pode degustar vários petiscos da Região, ouvir boa música, contactar com algumas das forças vivas da freguesia que marcam presença nos stands institucionais, bem como trazer as crianças para usufruírem dos carrosséis.

Realiza-se em no mês de setembro.

Festival Gastronómico de Inverno

Durante 10 dias, motivos não vão faltar, para provar os diversos pratos confecionados pelos elementos da Comissão de Festas do Porto Alto, e por um conjunto de colaboradores, que uma vez mais estão ao lado da entidade organizadora.
 
Cozido à Portuguesa, Choco Frito à moda do Porto Alto, Posta Mirandesa, Naco de Vitela, Torricado de Bacalhau e Espetadas à Madeirense, são alguns dos pratos que vão estar em destaque neste festival.
 
Realiza-se no mês de dezembro.

Mês da Túbera e do Espargo

 A Junta de Freguesia de Santo Estevão dinamiza esta iniciativa gastronómica em colaboração com os restaurantes da freguesia. São muitos os visitantes que se deslocam a Santo Estevão para provarem dois dos produtos que valorizamos na nossa região: as túberas e os espargos.

Realiza-se entre março e abril.

Festival das Sopas de Santo Estêvão

Uma iniciativa da Sociedade Filarmónica de Santo Estêvão, com o apoio da Câmara Municipal de Benavente, que pretende dinamizar algumas das sopas mais tradicionais da região.

Realiza-se no mês de março.

Feira das Sopas e do Arroz Doce

Uma iniciativa do CUAB que pretende dinamizar as sopas mais tradicionais da região, contando para isso com os restaurantes locais que confecionam e oferecem, cada um, duas variedades de sopa.

Quanto ao arroz doce, é feito na grande maioria por particulares que querem participar e ajudar o CUAB, contribuindo dessa forma para o sucesso da iniciativa.

Pode ainda aproveitar para se distrair com os espetáculos que acontecem no palco do Auditório, protagonizados pelas coletividades do município.

Realiza-se no mês de novembro.

Feira das Sopas, Arroz Doce e Bolo Branco

Uma iniciativa organizada pela Comissão de festas da Barrosa com o apoio de restaurantes e da população da Barrosa. Para além da gastronomia, há animação. 

Realiza-se entre janeiro e fevereiro.

Festival das Sopas "Sempre Alerta"

Festival de sopas dinamizado pelo Agrupamento 1127 de Samora Correia / Corpo Nacional de Escutas com o apoio dos restaurantes que contribuem com sopas.

Realiza-se no mês de março.

Festa das Sopas

Iniciativa do Lar Padre Tobias, em Samora Correia, onde as cozinheiras do lar preparam deliciosas sopas.

Realiza-se no mês de março.

Noite da Gula

Noite dedicada aos amantes de doces e licores. A população faz os seus melhores doces para partilhar com todos. Há também música e dança para animar.

Realiza-se entre janeiro e fevereiro.