Edit Content

Mapa do Site

Entrega do Prémio Carlos Gaspar 2025 a Cândido Birrento Gonçalves

O Centro Cultural de Samora Correia acolheu uma cerimónia muito especial para a entrega do Prémio Carlos Gaspar, que reconhece personalidades da freguesia de Samora Correia, que se evidenciam ou evidenciaram pelas suas ações em prol da comunidade Samorense. Desde 1999 que as coletividades, associações e forças vivas de Samora Correia são convidadas a sugerirem nomes de Samorenses, merecedores desta homenagem. Este ano, foi Cândido Birrento Gonçalves quem recebeu o Prémio Carlos Gaspar, pela sua vida dedicada ao associativismos, foi músico e dirigente da SFUS; foi um dos fundadores da Cooperativa União Samorense, foi vereador nos finais dos anos 70, início de 80; colaborou noutros projetos e causas ligadas à Freguesia. Cândido Birrento recebeu o prémio das mãos do Presidente da Junta de Freguesia de Samora Correia, Augusto Marques e do Presidente da Assembleia de Freguesia, Carlos Pernes.

A abertura da cerimónia foi excecionalmente preparada pela Associação Teatral Revisteiros. O convidado especial em palco foi Luís Trigacheiro que, com o seu cante alentejano, encantou os presentes. Igualmente subiram ao palco: Ana Beatriz Cavaco, atleta de patinagem, natural de Samora Correia, destaca-se a nível distrital e Nacional pela sua técnica e performance e o Grupo Etnográfico Samora e o Passado, importante guardião das raízes locais e etnografia.

Esta cerimónia está integrada nas Comemorações do Foral de Samora Correia, com organização da Junta de Freguesia de Samora Correia

Mais artigos