Samora Correia comemora neste mês de abril a sua história e a atribuição do Foral por D. Manuel, em 1510. O ponto alto destas comemorações é a realização da Gala do Foral, numa organização da Junta de Freguesia de Samora Correia, produzida pela Associação Teatral Revisteiros. Neste excelente espetáculo, nada fica ao acaso: o glamour, o brilho das vestes, a investigação que dá a conhecer os homenageados, a apresentação e os convidados do mundo da dança, da música e de outras artes.
Este ano, os homenageados com a medalha de Mérito Foral foram: Maria Júlia Possante e António Cardoso (Mestre André).
Maria Júlia Possante, emocionada, agradeceu à Junta de Freguesia esta distinção, à sua família, pelo conforto que sempre lhe proporcionou mesmo nos momentos mais difíceis e aos elementos do Rancho Samora e o Passado, um Rancho que ajudou a fundar há 39 anos, considerando todos os elementos que o integram como sua família.
António Cardoso (Mestre André), foi militar de carreira com um elevado sentido de missão. Na Guiné, perdeu um dedo e parte da mão, mas esse triste acontecimento não o impediu de se dedicar mais tarde à gastronomia, promovendo Samora Correia em Portugal e além fronteiras, com o Cozido de Carnes Bravas e a sua sopa de corno. Foi um dos fundadores da Associação Recreativa Amigos de Samora (ARCAS).
A Gala teve momentos diferentes e muito ritmo!
O espetáculo foi diversificado, com casa cheia, como sempre, e ninguém se levantou dos seus lugares até ao último minuto.
Passaram pelo palco do Centro Cultural de Samora Correia, os seguintes artistas: fadista Teresa Tapadas; dueto com Dinis Alemão e Anita Pereira (piano e flauta transversal); Irmãos Roque; Irmãos Matos; Ana Rita d`Água; Diana David; solo de dança com Leonor Mendes (Andrade Dance Academy); Cavalinho da SFUS; Grupo de Acrobática da Atenugisc; fandanguistas dos Ranchos Ceifeiras e Campinos da SFUS e de Samora e o Passado; Susana e Manuel Santos (Xira Dance Academy), são campeões Nacionais Séniores 3 Open. O teatro também marcou presença com várias rábulas divertidas, brilharam os atores da Associação Teatral Revisteiros: Joaquim Salvador; Sónia Lapa; Mário Pereira e Hélder Polido.
Os apresentadores da Gala foram: Joaquim Salvador; Carla d’Sá e Ana do Carmo. As medalhas foram apresentadas por: Sónia Lapa e Mário Pereira.
Parabéns a quem organizou, produziu e a todos os que assistiram ao espetáculo.