A Vice-Presidente da Câmara Municipal de Benavente, Catarina Vale, esteve presente na sessão de Assinatura dos Contratos da Medida Reforçada “Descarbonização dos Transportes Públicos”, que teve lugar esta manhã, em Lisboa, organizada pela Agência para o Clima.
Portugal assumiu o compromisso de atingir a neutralidade carbónica até 2050, enquanto contributo para o Acordo de Paris. Cumprir este objetivo exige uma redução de emissões superior a 85%.
As metas definidas para o setor dos transportes, sendo este um dos emissores principais, são ainda mais ambiciosas, impondo, até 2050, uma redução das emissões de 98% em relação a 2005, e a incorporação entre 94% e 96% de energias renováveis nos seus consumos.
O setor dos transportes é considerado essencial para o desenvolvimento económico e coesão social, mas é um dos principais responsáveis pelo consumo de energia primária e uma das principais fontes de emissões de gases com efeito de estufa (GEE), representando 24% do total das emissões nacionais em 2015.
A Câmara Municipal de Benavente já algum tempo que vem substituindo a sua frota automóvel por similares elétricos e está envolvida com a Agência do Clima e o Fundo Ambiental, porque a descarbonização dos transportes públicos é fundamental para atingir as metas acordadas e a neutralidade carbónica.