Edit Content

Mapa do Site

Inauguração de Monumento de manhã, cerimónia festiva à tarde – Parabéns aos Bombeiros Voluntários de Samora Correia

Os Bombeiros Voluntários de Samora Correia festejam este mês 50 anos de vida ao serviço das populações. Este domingo, o quartel foi palco de uma bonita cerimónia que envolveu várias entidades: Governo do País, Câmara e Assembleia Municipal de Benavente; Junta de Freguesia de Samora Correia; Liga dos Bombeiros Portugueses; corporações convidadas; coletividades e associações; instituições; familiares e amigos dos “soldados da Paz” e população. Todas as presenças, em união, quiseram prestar homenagem aos Homens e Mulheres que compõem o Corpo de Bombeiros de Samora Correia, que é reconhecido a nível nacional pelo rigor e competência no trabalho desenvolvido.
Há 50 anos atrás, um grupo de sete samorenses conseguiu a primeira ambulância para Samora Correia, chamaram-lhe os sete magníficos. Logo depois criaram a Associação de Assistência que, mais tarde, passou a Associação Humanitária e, em 28 de março de 1990, foi finalmente homologado o Corpo de Bombeiros de Samora Correia.
Um percurso de luta, de desempenho, de prestação de cuidados, de socorro, de missões, que sempre foi acarinhado pela população.

Vários reconhecimentos e condecorações

Na tarde de domingo, o estandarte da Corporação de Samora Correia recebeu duas novas distinções: Medalha de Mérito de Proteção e Socorro – grau prata e distintivo azul do Governo, outorgado pela Ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, entregue no local pelo Secretário de Estado da Proteção Civil, Paulo Simões Ribeiro.
Igualmente, foram condecorados e promovidos vários elementos dos Bombeiros de Samora Correia, sob a égide da Liga dos Bombeiros Portugueses, que a todos condecorou com o Crachá- grau Ouro, relevando a dedicação e o trabalho.
A Câmara Municipal de Benavente ofereceu aos Bombeiros uma salva dourada, de agradecimento e comemorativa dos 50 anos de serviço público excecional, entregue pelo Presidente da Câmara Municipal, Carlos Coutinho e recebida pela Presidente da Assembleia Geral da Associação, Dora Morgado.
De salientar a homenagem emotiva feita pelo atual Comandante Miguel Cardia ao 1º Comandante da Corporação, alguém que muito lutou para a criação deste Corpo de Bombeiros. O Comandante Júlio Pereira recebeu a medalha de reconhecimento da Liga dos Bombeiros Portugueses.

Carreiras e incentivos aos Bombeiros

No período de intervenções, o Secretário de Estado, Paulo Ribeiro, mencionou a importância de reconhecer as carreiras de bombeiros voluntários, para que seja atrativa para os jovens, mencionando o trabalho já desenvolvido nesse sentido. Igualmente frisou a atualização feita ao valor disponibilizado às Associações para a construção e manutenção dos quartéis.
O Presidente da Câmara Municipal de Benavente, Carlos Coutinho, salientou a criação de incentivos aos Bombeiros que trabalham no Município, que dará lugar a alguns apoios de vária ordem.
Em sintonia, Dora Morgado e Irina Batista, respetivamente Presidente da Assembleia Geral e Presidente da Direção da AHBVSC, enalteceram o percurso iniciado há 50 anos pelos fundadores, o compromisso e a coragem dos de então e dos de agora, na linha da frente, no auxilio a quem mais precisa.
Por sua vez, Miguel Cardia, Comandante há 28 anos, agradeceu a presença de todas as entidades nesta cerimónia e de todos os que acarinham os Bombeiros.

Monumento aos Bombeiros de Samora Correia

O dia foi de festa, começou no período da manhã com a inauguração de um significativo monumento de homenagem aos Bombeiros, fruto do trabalho desenvolvido pela Comissão para o Monumento aos Bombeiros de Samora Correia. Uma vontade de muitos, concretizada devido ao trabalho de um grupo, que contou com o envolvimento e apoio da população. É um monumento que pode ser admirado por todos, na Urbanização das Lezírias, na cidade de Samora Correia.

Mais artigos