O auditório da Escola Secundária de Benavente acolheu uma Sessão informal evocativa dos 825 anos do Foral de Benavente, organizada pela Junta de Freguesia de Benavente.
A moderar a Sessão esteve a jornalista Rita Marrafa de Carvalho; como oradores foram convidados: o Professor da disciplina de História da Escola Secundária de Benavente, Mário Silva e a Professora Teresa de Almeida Silva, do Instituto Superior Ciências Sociais e Políticas.
Uma conversa leve, em jeito de tertúlia, onde se procurou dar enfoque à importância do documento fundamental para a história de Benavente: a monografia.
Para um público diversificado presente no auditório, o professor Mário Silva explicou o que são Cartas de Foral, quem as podia atribuir à época, a relação com os pelourinhos, ou as reformas de Mouzinho da Silveira, em 1832.
A Professora Teresa de Almeida Silva abordou a monografia de Benavente, um trabalho iniciado por Álvaro Rodrigues de Azevedo, nascido há precisamente dois séculos e continuado posteriormente pelo Professor Doutor, Rui de Azevedo.
O público foi muito participativo, deu vários contributos interessantes à conversa. Foi uma noite agradável, comemorativa dos 825 anos do Foral de Benavente.