Realizou-se esta segunda-feira um visita técnica à Reserva Natural do Estuário do Tejo no âmbito da Comissão de Cogestão da RNET (Comissão composta pelos Municípios de Benavente, Vila Franca de Xira e Alcochete) e enquadrada pelo Dia Mundial das zonas Húmidas, que se assinalou a 2 de fevereiro.
A equipa, composta por técnicos ligados ao ambiente, comunicação e turismo, visitou alguns pontos desta área protegida com o objetivo de reconhecer o que é visitável, recolher opiniões e outras visões, receber e dar contributos, aproveitando o potencial existente nas zonas visitáveis da RNET e que podem ser atrativas para correntes de públicos que gostam e sabem respeitar a natureza.
Para além dos técnicos dos Municípios da área de abrangência do ICNF/RNET e dos próprios técnicos da Reserva, a visita contou com a presença das seguintes entidades: CCDRLVT, SPEA (Sociedade Portuguesa para o Estudo da Avifauna), Companhia das Lezírias.
O dia começou com a realização de uma palestra sobre a Importância das Zonas Húmidas, com foco na RNET, área protegida que os três municípios contêm no seu território, partilhando igualmente as medidas que dão prioridade ao restauro ecológico das zonas húmidas degradadas.
No decorrer da visita técnica, no período da manhã, foi realizada visita à Praia dos Pescadores na Póvoa de Sta. Iria e ao Espaço de Visitação e Observação de Aves – EVOA, em Vila Franca de Xira. Após um almoço de convívio na cafetaria do EVOA, a Comitiva rumou ao Município de Benavente, com visita ao miradouro de Pancas, seguindo depois para Alcochete, com paragem no Sítio das Hortas.
No final, ficou a consciência de que existe uma RNET e três Municípios que querem criar laços e planos para uma comunicação conjunta sobre o potencial visitável da Reserva Natural do Estuário do Tejo.