“O Mobile Kitchen Lab (MoKi-Lab) é um projeto de educação alimentar e ambiental que pretende realizar vários workshops de culinária em cozinha portátil, moderna, completa e compacta, podendo ser usada em todas as escolas do município.
Este projeto inovador, prático e móvel, pretende melhorar as competências alimentares e culinárias dos alunos e restante comunidade escolar, capacitando para escolhas alimentares mais saudáveis e sustentáveis.
A Câmara Municipal de Benavente submeteu uma candidatura ao Fundo Ambiental, integrado no Plano de Recuperação e Resiliência (financiado em 70% pela União Europeia) e foi selecionada para receber esse apoio fundamental e implementar o Moki-Lab junto das escolas do Município. O setor da educação da Câmara Municipal, em parceria com os Agrupamentos de Escolas, continua a apostar na formação de crianças e jovens, tornando-os mais sensíveis às problemáticas da alimentação saudável, da sustentabilidade e do desperdício. Cada turma participante (do 5º ao 12º ano) irá usufruir, no mínimo, de 6 horas de aulas de culinária.
A cozinha móvel é composta por 5 bancadas de inox, independentes, completamente equipadas, com fogão, forno, lava-loiças, depósito de água e vários utensílios, possibilitando levar este projeto às várias escolas do Município de Benavente, possibilitando aumentar o número de participantes e o alcance do projeto.
Educar gerações para os enormes desafios do nosso tempo
O MoKi-Lab assenta na premissa de que para resolver os enormes desafios do nosso tempo é essencial educar esta geração sobre a relação entre o sistema alimentar, saúde e ambiente. Para tal é fundamental implementar projetos práticos nas escolas que promovam as competências culinárias e alimentares. Aprender a cozinhar é um importante contributo para fazer face aos desafios do nosso tempo. Este projeto assume o compromisso de transmitir a mensagem forte da sustentabilidade: “Viver bem dentro dos limites do Planeta”, capacitando os alunos para fazerem escolhas mais saudáveis e sustentáveis, responsabilizando todos para o seu papel no que respeita à sua saúde e proteção e melhoria do ambiente.
A nossa responsabilidade na comunidade é educar e promover hábitos alimentares saudáveis
Em Portugal, os hábitos alimentares inadequados estão a aumentar em todas as faixas etárias.
Em 2030 prevê-se que maus hábitos alimentares sejam responsáveis por 13,8% das mortes.
Uma das barreiras à adoção de uma alimentação saudável e sustentável são as baixas competências culinárias e alimentares
Disponibilizar aulas de culinária para crianças e encarregados de educação é considerada uma importante estratégia na prevenção da obesidade infantil.
Entusiasmo e dedicação dos alunos no Moki-Lab
Estivemos na Escola Duarte Lopes a assistir a um workshop com alunos do 5º ano, que mostraram todo o interesse no Moki-Lab, confecionando um creme de cenoura, bolachas de aveia e biscoitos de Natal. A iniciativa foi dinamizada pelas nutricionistas da Câmara Municipal de Benavente, Rute Espanhol e Catarina Soares.