APELO AOS PROPRIETÁRIOS PARA QUE TAMBÉM EXECUTEM ESTE TRABALHO
A Câmara Municipal de Benavente continua a proceder à limpeza de linhas de água por todo o concelho, como medida preventiva para o Inverno que se aproxima. O mesmo trabalho é solicitado aos proprietários e usufruários de terenos confinantes com linhas de água.
Os recursos das equipas municipais de manutenção foram reforçados com duas máquinas e prestação de serviços e estão a proceder à limpeza e desobstrução da rede de drenagem pluvial urbana nas freguesias do Município, no sentido de assegurar o normal escoamento de águas pluviais e sedimentos, em situações normais e extremas, durante o próximo ano hidrológico que se iniciou a 1 de outubro.
Importância e valor das linhas de água ganha mais relevo com o início das chuvas, pois são a nossa garantia de escoamento e proteção das nossas zonas edificadas e inundações urbanas.
A rede de drenagem urbana recolhe as águas pluviais através de valetas, sumidouros e sarjetas, ligadas a coletores, e linhas de água que desaguam em ribeiras, como por exemplo, a Ribeira do Vale Junco, a Ribeira do Vale Verde, a Ribeira do Vale Carril e a Ribeira da Samorena, que conduzem as águas até ao Rio Sorraia e Rio Almansor.
A prevenção de inundações, prejudiciais a pessoas e bens, é uma tarefa de todos e que a todos beneficia!
APELO À COLABORAÇÃO DE PROPRIETÁRIOS E USUFRUÁRIOS DE TERRENOS
Apela-se à colaboração dos proprietário(a)s e usufrutuário(a)s confinantes com linhas de água e/ou valas de drenagem com a limpeza e desobstrução das mesmas, incluindo passagens hidráulicas e demais elementos dos sistemas prediais de escoamento de águas pluviais.
A manutenção das condições de escoamento e do equilíbrio ecológico dos cursos de água beneficiam a qualidade de vida e condições de segurança das populações e são um fator de valorização do território.
Saiba mais em: Ano Hidrológico Outono – Medidas Preventivas