Dia Mundial da Alimentação – 16 de Outubro de 2024

O Dia Mundial da Alimentação tem como objetivo promover a consciencialização mundial sobre a fome e estimular ações para o futuro da alimentação, das pessoas e do planeta. Este ano o tema é o Direito à alimentação para uma vida e um futuro melhor: não deixe ninguém para trás!

Cada um de nós desempenha um papel crucial na promoção do direito à alimentação. O que podemos fazer nesse sentido?

• Escolher alimentos locais e sazonais;
  • Adotar hábitos alimentares saudáveis e encorajar os outros a fazer o mesmo;
  • Reduzir o desperdício alimentar.

Para assinalar o Dia Mundial da Alimentação, a Câmara Municipal de Benavente, com a presença da Dra. Bé (personagem da CMB animadora dos projetos na área da educação alimentar), lançou o desafio a todas as turmas do 1º ciclo do ensino básico do Município: “A Nossa Receita é a mais Saudável!”. Pediu-se que cada turma gravasse um vídeo, no qual apresentava uma receita e explicasse, de forma criativa, o porquê dessa receita ser a mais saudável, sustentável e saborosa, de forma a integrar a ementa escolar do dia 16 de outubro.

Recebemos mais de 30 propostas de receitas muito saudáveis e com vídeos bastante criativos, pelo que o júri teve muita dificuldade em eleger a turma vencedora. Assim, resolvemos eleger duas turmas vencedoras deste desafio: o 3ºB do Centro Escolar de Benavente e o 4ºH do Centro Escolar do Porto Alto. Hoje, será servido em todos os refeitórios do ensino pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico do Município de Benavente, o Rancho Saudável (receita proposta pelo 3ºB do Centro Escolar de Benavente). Na próxima semana, dia 23 de outubro, será servida a Omelete com Arroz Colorido (receita proposta pelo 4ºH do Centro Escolar do Porto Alto).

Algumas das receitas enviadas pelas restantes turmas serão incluídas na ementa escolar ao longo do ano letivo.

Agradecemos a todas as turmas participantes o empenho e dedicação neste desafio e em especial às duas turmas vencedoras!