Existem dezenas de veículos na via pública que não circulam, ou que foram abandonados por motivos desconhecidos ou encontram-se em fim de vida.
O Serviço de Fiscalização da Câmara Municipal de Benavente detetou vários carros nestas circunstâncias, recolhendo-os ao abrigo do estabelecido no Regulamento Municipal de Remoção e Recolha de Veículos Abandonados e de Gestão dos Veículos em Fim de Vida.
Após a colocação da informação no veículo, alertando para a necessidade do mesmo ser movido e estacionado noutro lugar, os seus proprietários têm 30 dias para cumprir as indicações e caso o não façam, os veículos serão considerados abandonados e recolhidos.
Após este processo, os proprietários têm ainda 45 dias para os reclamar antes de reverterem para a propriedade municipal.
A autarquia realizou esta terça-feira uma operação que permitiu recolher 14 veículos abandonados nas ruas da freguesia de Samora Correia, aguardando agora, durante o período legal em depósito municipal, a eventual reclamação de propriedade.
Caso não sejam reclamados, poderão, no final do processo, ser encaminhados para centros de abate credenciados.
Lembramos que a lei portuguesa considera abusivo o estacionamento de um veículo na via pública por mais de 30 dias ininterruptos, quando não existe estacionamento pago.