Câmara Municipal,  Life Terra e Junta da Barrosa, promovem ação ambiental inclusiva

O Parque de Lazer da Asseiceira, junto à freguesia da Barrosa, acolheu mais uma ação de Plantação, incluindo arbustos e árvores, no âmbito do protocolo assinado com a LIFE TERRA e inserida na estratégia de educação ambiental da Câmara Municipal de Benavente.

A Unidade Orgânica de Planeamento, Ambiente e Fiscalização da CMB, através dos seus técnicos, o LIFE TERRA, com os responsáveis em Portugal pelo projeto, e um funcionário da Junta de Freguesia da Barrosa, com responsabilidades na manutenção dos espaços verdes, deram todo o apoio aos 54 participantes: utentes do CRIB (Centro de Recuperação Infantil de Benavente); Clube UBUNTU e alunos da Escola de Segundas Oportunidades de Samora Correia; 10 monitores; uma psicóloga e professores voluntários do Corpo Europeu de Solidariedade. Foram plantados 24 arbustos e árvores ripícolas: tamargueiras; loendros, freixos e salgueiros, com a mensagem associada à plantação, como forma de combater as alterações climáticas, tais como: fotossíntese, efeito de estufa e sequestro de carbono.

A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO QUANDO FALAMOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

O Plano de Educação Ambiental da CMB aposta na inclusão, com o fundamento de que o ambiente necessita do contributo e da colaboração de TODOS.
Mais do que a atividade em si, destacamos assim a tipologia de público envolvido, a quem procurámos passar a lógica da mensagem conservacionista. Os participantes nesta ação mostraram todo o entusiasmo e compreenderam as preocupações ambientais.
A colaboração com a LIFE TERRA continuará na  próxima terça-feira, dia 30 de janeiro de 2024, com a plantação de centenas de árvores, desta vez a ação é direcionada ao público escolar do 8.º ano (EB 23 do Porto Alto) e irá  decorrer na área da Companhia das Lezírias/Braço de Prata, em Samora Correia.