O Campo de Tiro da Força Aérea, no município de Benavente, foi a localização escolhida pela Comissão Técnica Independente (CTI) para a localização do futuro novo aeroporto de Lisboa, obtendo a melhor classificação num maior número de critérios analisados. Cinco desses critérios terão sido preponderantes para a tomada de decisão: segurança aeronáutica; acessibilidade e território; saúde humana e viabilidade ambiental; conectividade e desenvolvimento económico e investimento público e modelo de financiamento.
O relatório técnico preliminar da Comissão, apresentado ponto por ponto esta tarde no Laboratório Nacional de Engenharia Civil, em Lisboa, durou cerca de um ano a ser preparado, inclui relatórios encomendados a entidades independentes e obteve uma ampla participação de cidadãos, 135 mil opiniões.
Recordamos que o Governo incumbiu a CTI de fazer esta avaliação de opções estratégicas para o aumento da capacidade aeroportuária da região de Lisboa, analisando nove hipóteses para a solução aeroportuária de Lisboa: Portela + Montijo; Montijo + Portela; Campo de Tiro da Força Aérea ( Benavente); Portela + Santarém; Santarém; Portela + Alcochete; Portela + Pegões/Vendas Novas, Rio Frio + Poceirão e Pegões/Vendas Novas.
O relatório técnico estará em consulta publica durante um mês, o documento final será elaborado em 2024 e o novo Governo decidirá a localização.
Conheça o relatório completo em https://aeroparticipa.pt/
O Presidente Carlos Coutinho, recebeu com satisfação a notícia de que o Campo de Tiro de Alcochete, situado na freguesia de Samora Correia, é a melhor opção para o novo aeroporto entre as duas consideradas viáveis.
Veja as entrevistas: