Presença nas 1as Jornadas pelo serviço de Psicologia Clínica e da Saúde do HVFX

As 1ªs Jornadas do serviço de Psicologia Clínica tiveram lugar dias 14 e 15 de novembro no Hospital de Vila Franca de Xira.

Foram convidadas a intervir no painel “O papel da psicologia na Comunidade: Articulação com as várias entidades da área abrangida pelo HVFX, EPE”, a vereadora com o pelouro da educação e ação social, Catarina Vale, bem como a dirigente intermédia da unidade orgânica de educação e ação social, Eva Teles.

Na sua Intervenção, a vereadora Catarina Vale, falou sobre a Educação e Saúde Mental, uma resposta articulada com a Autarquia, salientando a importância que o Município tem dado, desde 2007, à promoção da saúde em contexto educativo, com a criação do Plano Salute e mais tarde em 2017, com o reforço desta Equipa no âmbito do PIICIE, um trabalho de articulação com outros 10 municípios da lezíria do Tejo, com a coordenação da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo e com uma aposta forte na Educação Positiva.

Salientou, ainda, a importância de um trabalho articulado com a saúde, nomeadamente com os serviços de psicologia e pedopsiquiatria do Hospital de Vila Franca de Xira, referindo que esse trabalho já existe, mas que tem margem para ser reforçado.

Eva Teles, coordenadora do Plano Salute, falou sobre a importância do bem-estar como promotor de Saúde Mental em contextos educativos, apresentado o trabalho que é dinamizado, diariamente, nos dois agrupamentos de Escolas, pelos técnicos que compõem esta Equipa multidisciplinar.

Estiveram ainda presentes nestas Jornadas, os técnicos que compõem a Equipa do Plano Salute e PIICIE, que viram o seu trabalho ser bastante elogiado, quer pela Equipa do serviço de Psicologia Clinica do Hospital de VFX, quer por outros elementos presentes.

Durante dois dias, foram discutidos temas como a evolução da organização dos serviços de Psicologia em meio hospitalar em Portugal, o papel da Psicologia na Comunidade, a articulação do Serviço de Psicologia do HVFX,EPE com as outras especialidades clínicas e o papel dos serviços de Psicologia na promoção da Saúde Mental.

Estas Jornadas, organizadas pelo Serviço de Psicologia Clínica e da Saúde do Hospital, tiveram lugar no Auditório do HVFX e contaram com a participação de profissionais do HVFX, EPE de diversas especialidades e com intervenientes externos com atividade na área.