IV Jornadas Pedagógicas do Município de Benavente – Receção aos Professores – Balanço

Concluídas as IV Jornadas Pedagógicas do Município de Benavente – Receção aos Professores, fica um sincero agradecimento a todos os que estiveram envolvidos nesta realização: professores, autarcas, pais, restante comunidade educativa, personalidades e entidades convidadas, funcionários da autarquia e dinamizadores das Oficinas Temáticas.

Ser professor a escola e a comunidade, um território educativo” foi o tema das Jornadas, ficando igualmente um agradecimento pelos contributos dados pelos intervenientes: Presidente da Câmara Municipal de Benavente, Carlos Coutinho; Diretores dos Agrupamentos de Escolas de Benavente e de Samora Correia, Mário Santos e Luísa Carvalho, respetivamente; Diretora do Centro Educatis, Maria João Pantaleão; Delegado Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo, Pedro Florêncio; Ana Patrícia Almeida (Doutorada em Educação/Professora Auxiliar na Universidade Aberta) comunicou: “A Escola e os Professores numa cidade que educa e transforma”; Elvira Ferreira Tristão (Doutorada em Educação na área da educação e política educacional) que comunicou: “Cinco razões de ser Professor”. Bom ano escolar a todos.

Frases das Jornadas

Segundo o Diretor do Agrupamento de Escolas de Benavente, Mário Santos:  “este município tem recebido cada vez mais população migrante, de culturas diferentes, formas de estar diferentes e as escolas têm tido a capacidade de receber e integrar, mas este é sempre um desafio que só é possível resultar bem se trabalharmos em rede.

A Diretora do Agrupamento de escolas de Samora Correia, Luisa Carvalho, frisou a importância de nunca esquecer que “todo o trabalho com as crianças e adolescentes tem um impacto positivo ou negativo nas suas vidas futuras”.

A Diretora do Educatis, Maria João Pantaleão, na sua intervenção, valorizou o momento de acolhimento, de partilha e de confraternização destas Jornadas: “ queremos construir uma escola que quer relevar os seus ambientes educativos e sair dos seus próprios muros”.

O Diretor Regional de Educação de LVT, Pedro Florêncio, disse que “a educação faz-se dentro e fora das 4 portas das salas de aulas”.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Benavente, Carlos Coutinho, “a escola tem que ter o seu desenvolvimento assente na comunidade educativa”. Deu as boas vindas aos professores que vão dar continuidade ao trabalho já desenvolvido, bem como  aos que estão no nosso território pela primeira vez.

O desafio deixado por Cristina Gonçalves, Chefe de Divisão da Educação na Câmara Municipal de Benavente: “Quem sabe no futuro, em conjunto, porque estamos inseridos neste território, possamos construir um projeto educativo de território”.

As convidadas a intervirem nestas jornadas:

Ana Patricia de Almeida (Universidade Aberta), informou que Portugal é o país com mais cidades educadoras, já que acontece em praticamente todo o pais.

Elvira Tristão frisou, com inúmeros adjetivos, as muitas características dos professores: “ativistas, brilhantes, conhecedores, empáticos, humanistas, líderes, maestros de aprendizagens (…)”.

Fica aqui disponível toda a sessão das IV Jornadas Pedagógicas 2023/2024