Programa CED – Intervenção junto dos gatos errantes no Município

IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA CED NO MUNICIPIO DE BENAVENTE – CAPTURAR –ESTERILIZAR- DEVOLVER – INTERVENÇÃO JUNTO DOS GATOS ERRANTES

Foi assinado protocolo entre a Câmara Municipal de Benavente e a Associação ANIMAIS DE RUA – Esterilização e Proteção de Animais em Risco.

Esta foi a forma assertiva que o município encontrou para fazer uma boa gestão da população de gatos errantes, silvestrados (não domésticos), podendo as câmaras municipais, sob parecer do médico veterinário municipal, autorizar a manutenção, em locais especialmente designados para o efeito, de colónias de gatos, no âmbito deste programa.

Definem-se como gatos assilvestrados as crias de gatos domésticos que foram abandonados ou se perderam e se reproduziram e vivem no domínio público, com comportamentos esquivos, em muitos casos estes animais provocam ruido desagradável, sobretudo em altura do cio, mau cheiro ou doenças resultantes da marcação de território, ao mesmo tempo que desempenha um importante papel de controlo da população de roedores (…).

Uma colónia esterilizada e controlada reduz substancialmente estes incómodos.

O QUE É O CED?

Capturar-Esterilizar-Devolver (CED) é um método humano e eficaz de controlo de colónias de gatos e de redução das populações felinas silvestres. O processo envolve a captura dos gatos de uma colónia, a sua esterilização, um pequeno corte na orelha esquerda para fins de identificação, desparasitação e, por fim, a devolução dos animais ao seu território de origem, onde são alimentados e protegidos por um cuidador. Sempre que possível, os animais adultos dóceis e as crias que ainda estejam em idade de socialização são retirados das colónias e encaminhados para adoção.

Os gatos que integrarem o programa deverão ser esterilizados, registados e identificados eletronicamente, efetuando-se um pequeno corte na ponta da orelha esquerda para permitir o reconhecimento que estes gatos já foram intervencionados.

O QUE É ASSOCIAÇÃO ANIMAIS DE RUA?

associação Animais de Rua, foi criada para tentar minorar o sofrimento dos felídeos e canídeos errantes e silvestres e não permitir que continuem a gerar mais vidas sem abrigo, sem acesso a alimentação nem a cuidados de saúde.

associação Animais de Rua tem colaborado na implementação de programas de esterilização destes animais, o que tem contribuído significativamente para o seu controlo populacional.

MÉDICO VETERINÁRIO MUNICIPAL IDENTIFICOU COLÓNIAS E ACOMPANHA O PROCESSO 1ª FASE COMEÇA DIA 9 DE SETEMBRO

As colónias intervencionadas serão supervisionadas pelo médico veterinário municipal, devendo a Animais de Rua sensibilizar os cuidadores das mesmas para que os animais sejam alimentados em respeito pela salubridade pública, comunicando eventuais saídas e/ou entradas de novos animais, ou quaisquer outros fatores que perturbem a estabilidade da colónia, a segurança e a tranquilidade pública e da vizinhança, de tudo mantendo registo, na salvaguarda da Saúde Pública e do Bem Estar Animal.

veterinário Municipal, com o apoio das comunidades,  identificou todas as colónias e, obviamente, acompanhará de perto o desenvolvimento do programa. Todos os técnicos do canil e voluntários da Associação Refúgio Vital, irão estar presentes na formação prevista para os dias 8,9 e 10 de setembro, em Benavente.

Na 1ª fase do programa que decorre até ao final do ano, serão ser capturados e intervencionados 100 animais, sendo que na 2ª fase outros 100 gatos silvestres serão capturados, esterilizados e devolvidos à rua. Todos aqueles que se mostrarem meigos, estando apenas abandonados, serão colocados numa posição para possível adoção.