Inauguração da “Horta Feliz” – JI da Lezíria, em Samora Correia

O JI da Lezíria, em Samora Correia, vai inaugurar no dia 28 de junho, pelas 10H00 a “Horta Feliz”. Um projeto no âmbito da “Ciência Viva” que surge após a formação intitulada “Um olhar sobre a Natureza a partir dos Livros Infantis”, sendo que as educadoras do Jardim de Infância foram selecionadas para a frequência da mesma. A cerimónia irá contar com uma dramatização por parte das crianças sobre os cuidados a ter com a natureza e mais duas pequenas atuações.

Estarão presentes dois representantes do Pavilhão do Conhecimento.

O desafio e motivação constantes dos formadores para com os professores é o de que cada vez mais, levarem as suas aulas para “fora” da sala de aula, proporcionando uma nova metodologia para com os seus alunos e o contacto com a natureza, que é cada vez mais reduzido. Este desafio, teve como impacto nas educadoras que estavam a realizar a formação, a vontade de reavivar a Horta.

Foram envolvidos os Pais/Encarregados de educação, a família alargada, as autarquias, as empresas, a comunidade em geral, para colocar o projeto em marcha.

O percurso realizado com as crianças foi muito rico, pondo em prática a metodologia “hands on”, em que as crianças foram envolvidas desde a conceção do projeto, à sua construção, num trabalho de verdadeira cooperação com todos.

O JI da Lezíria foi convidado a partilhar o seu projeto na plataforma europeia Schools of the Future (https://www.schoolofthefuture.eu/pt), mais precisamente no âmbito do projeto SALL – Schools as Living Labs (https://www.schoolofthefuture.eu/pt/sall), de que a Ciência Viva é a coordenadora nacional. Esta plataforma serve como espaço de partilha de projetos open-schooling, para servirem de inspiração a todos os professores europeus, que desta forma poderão desenvolver projetos semelhantes nas suas escolas.

A título de curiosidade, o projeto SALL reuniu a experiência de 12 países europeus, para propor uma nova abordagem ao conceito de escola aberta à comunidade. Através dos princípios da metodologia living-lab, foi promovida a ligação entre escolas do ensino básico e secundário com a comunidade local, colocando os alunos  no centro de um processo de cocriação, em que a cidadania ativa, o trabalho em equipa e o pensamento crítico são fundamentais.

Assim se for preciso mais alguma informação estou ao dispor.

A Inauguração será no dia 28, no JI da Lezíria, por volta das10H da manhã, vai contar com uma dramatização sobre os cuidados a ter com a natureza e mais duas pequenas atuações e de seguida será “oficialmente” inaugurada a horta.

Estarão presentes dois representantes do Pavilhão do Conhecimento.