SESSÃO FORMATIVA SOBRE ACOLHIMENTO FAMILIAR E ACOLHIMENTO RESIDENCIAL

Uma iniciativa da Comissão de proteção de Crianças e Jovens do Município de Benavente, com o lema: “O Acolhimento é Temporário o Amor é para a Vida”.

Na sessão de abertura, o Presidente da Câmara Municipal de Benavente, Carlos Coutinho, reforçou o valor do trabalho das CPCJ´s e das Instituições que trabalham esta área, estes afetos, estes caminhos de crianças e jovens mais desfavorecidos por não terem, desde logo, um suporte familiar. A Presidente da CPCJ de Benavente, Paula Lança, fez a introdução aos trabalhos mencionando a importância dos acolhimentos familiares e residenciais, permitindo assim dar às crianças a oportunidade de crescerem com os valores que são importantes para o crescimento saudável, para a vida.

Os convidados para a Sessão formativa foram: Bernardino Oliveira (Psicólogo clínico) e João Oliveira (Professor do Ensino Básico), ambos membros da equipa Técnica do Lar de Infância e Juventude do Centro de Bem Estar Social da Zona Alta, uma instituição que é tida como um excelente exemplo de integração e de acompanhamento de crianças e jovens que são retirados às famílias pelos mais diversos motivos.

No painel com o tema Acolhimento familiar, divulgação, execução e aplicabilidade da medida, intervieram: Stefan Ratinho (Educador Social e Coordenador da Equipa de Acolhimento familiar) e Débora Coelho, Assistente Social e membro da equipa técnica de Acolhimento familiar). Neste tema, de salientar a busca por mais famílias de acolhimento com condições de proporcionarem uma vida estável e com afeto a crianças em circunstancias de total desproteção, até que sejam criadas as seguranças e as certezas para que voltem às suas famílias biológicas.