PROJETO “BENAVENTE LOGISTIC PARK” – MEGA EMPREENDIMENTO DEVERÁ ESTAR EM FUNCIONAMENTO EM 2024

O projeto “Benavente Logistic Park” que já está a ser edificado em Benavente, junto à rotunda de acesso à A1, foi apresentado esta quinta-feira.

O projeto tem vários pontos chaves, desde logo a sua utilização e os acessos rodoviários aos principais pontos do País, bem como a ligação privilegiada a Espanha. Este projeto pode ser uma alternativa aos similares que estão instalados na região, em zonas mais congestionadas, pela rapidez de circulação, e pelos excelentes acessos às vias de ligação a Lisboa, ao norte e a Espanha (A2 e A6 e daí a ligação a Madrid).

Na cerimónia, o Presidente da Câmara Municipal, Carlos Coutinho, mencionou a importância do trabalho de uma autarquia em procurar melhores condições para o seu território: “ Tendo em conta que Benavente é um município que faz charneira com a Área Metropolitana de Lisboa, “o nosso processo de desenvolvimento acontece em função disso mesmo”, disse o Presidente, acrescentando: “há uma particularidade que nunca esquecemos, que esta é uma terra de muita identidade que pretendemos proteger. Somos ribatejanos de alma e coração e não prescindimos daquilo que faz parte das nossas vidas e que queremos transmitir para as gerações vindouras. Uma terra que não tem história é uma terra vazia, queremos um território diferenciado e temos a consciência de que Benavente reúne condições para se diferenciar pela  qualidade de vida que tem para oferecer”.

O município de Benavente tem 521 quilómetros quadrados de área, sendo que apenas 8% está dedicada a área urbana e a restante está ocupada com área de cultivo, agrícola e florestal. Um património que continuaremos a preservar.

A construção deste “Benavente Logistic Park” é muito importante, pois é um contributo para o crescimento da economia do município e da região. De salientar que as áreas de cedência obrigatórias neste tipo de empreendimentos, destinam-se, neste caso, à disponibilização de um parque urbano e de lazer, para servir a nossa população. Nesta primeira fase foram cedidos à Câmara Municipal 6,6 hectares, prevendo-se nas restantes operações a cedência de uma área total de cerca de 22 hectares.

Benavente Logistic Park com excelentes acessos e altos padrões de qualidade

Benavente Logistic Park é um parque logístico promovido pela INVESCO e pela MAGNA, que apresenta uma área de 90.717 metros quadrados. Este ativo, que tem como finalidade o uso logístico e comercial, estará totalmente finalizado durante o primeiro trimestre de 2024. A plataforma contará com duas naves, tendo a primeira 47.215 metros quadrados e a segunda 43.502 metros quadrados, divididas em diversos armazéns e cais de carga, incluindo ainda estacionamento para 183 pesados e 481 ligeiros.

O parque irá proporcionar as condições ideais para qualquer operação logística e está totalmente adaptado às atuais necessidades dos operadores, incluindo um pé direito livre de 12 metros, uma laje de betão, que permitirá uma sobrecarga de utilização de 6 toneladas por metro quadrado, e 93 cais de carga. Todo o parque está ainda equipado contra incêndios, com sistemas independentes em cada módulo do edifício, e serão ainda instalados painéis fotovoltaicos e sistemas de carregamento de veículos elétricos.

No âmbito ESG, o Benavente Logistic Park contará ainda com a certificação BREEAM, garantindo a máxima performance ao nível ambiental.

“Benavente Logistic Park” surge no timing perfeito para dar resposta à forte procura deste tipo de produto e possibilitar a entrada de novas empresas internacionais no país. Esta nova construção irá responder a todas as necessidades dos futuros ocupantes, garantindo uma grande flexibilidade, dimensão e uma localização privilegiada, com excelente acessibilidades e ligações a Lisboa, Porto, Algarve e Espanha. Acreditamos que este parque é o produto perfeito para qualquer operador logístico que pretenda crescer ou entrar no mercado em Portugal, uma vez que a sua proximidade e localização específica poderá ser um concorrente direto ao atual eixo prime logístico em Lisboa”, afirma Nuno Torcato, diretor de Industrial e Logística na CBRE Portugal.

“O início da construção do Benavente Logistic Park marca a chegada de 90.000 metros quadrados nos próximos meses ao mercado português onde neste momento não há área disponível para ocupar. Assim, com uma excelente localização e acessibilidades, esta plataforma será fundamental para as operações e expansões que se iniciem no próximo ano. Pelas especificações e localização trata-se de um produto logístico para operações de cariz nacional ou regional servindo a grande Lisboa”, comenta Pedro Figueiras, I&L director, Savills Portugal.

Acesso privilegiado a Lisboa, ao norte e a Espanha

“Benavente Logistic Park” fica situado a uma distância de menos de 10 min. ao Nó do Carregado, e a partir dai as ligações através da A1 para  norte e a menos de uma hora de Lisboa. Devido aos excelentes acessos, será possível mais eficiência, mais ainda se houver menos transito e sem congestionamentos.

De salientar o acesso privilegiado a Espanha com a ligação à A2 e à A6, sendo possível estar em Badajoz em menos de 2 horas e daí a ligação a Madrid.

O empreendimento terá 2 naves, com cerca de 48 mil metros quadrados cada uma, com excelente visibilidade e ligações fáceis.

Uma das naves pode ser divisível com 8 frações com 6 mil metros quadrados (6 carros de carga), a outra nave será dividida em 5 frações, com cerca de 9 mil metros quadrados (9 carros de carga cada uma), para servir as empresas que precisam de áreas mais pequenas e áreas maiores.

Este é um produto de excelência, o primeiro projeto com estas características com certificado em sustentabilidade, competitiva e com altos padrões de qualidade.

Há uma satisfação por ter sido escolhido o município de Benavente para esta implementação.