Água – Parceria Hidrodinâmicas e Escola Verde sensibilizam alunos das Areias, em Benavente

Alunos, educadores e assistentes do Jardim de Infância e Escola Básica do 1.º ciclo das Areias, em Benavente, dedicaram a manhã de quarta-feira, 24 de maio, à sustentabilidade e às boas práticas amigas do ambiente.

Reconhecendo que “a atualidade mostra que o planeta carece de intervenção urgente dos alunos e famílias nos seus hábitos/rotinas de responsabilidade civil ambiental”, o Plano de Inovação 2021/24 do Agrupamento de Escolas de Benavente criou a Escola Verde, para desenvolver projetos de educação ambiental que investigam a realidade local e articulam pré-escolar e 1.º ciclo.

Colaborar com a Escola Verde foi um dos estímulos para a criação do projeto Parceria Hidrodinâmicas que, já em 2021/2022, participou nas ações dedicadas ao Rio Sorraia.

No presente ano letivo, os pequenos educadores ambientais dirigem a atenção da comunidade educativa para a Água e convidaram os parceiros Município de Benavente, AR -Águas do Ribatejo e DECO a dinamizar sessões de sensibilização sobre o tema, focando-se nos comportamentos ambientalmente sustentáveis.

Os alunos de palmo e meio abordaram o ciclo da água (natural e urbano) e aprenderam, mas também partilharam, formas de poupar água e reduzir a pegada hídrica.

A necessidade de reforçar os cuidados no uso da água aumenta num tempo de seca extrema.

“Regar quando a temperatura é mais baixa, reduz as perdas por evaporação”

As chuvas fortes que caíram em Benavente na terça-feira foram uma bênção, mas representam uma gota num oceano de insuficiência hídrica. “Apesar de ter chovido muito ontem, dia 23 de maio, a água da chuva não foi guardada, foi diretamente para a terra, para os rios e para o mar”, explica Susana Pestana formadora da DECO. João explica que no quintal da avó existe um alguidar grande onde guarda a água da chuva. “E depois quando não chove usa a água para regar as plantas e as árvores”, acrescenta o aluno do 4º ano. A resposta à pergunta “Qual a melhor hora para regar?” foi em coro: “As regas devem ser feitas de manhã cedo ou ao cair da tarde!”. Regar quando a temperatura é mais baixa, reduz as perdas por evaporação não prejudica as plantas.

Os exemplos de boas práticas multiplicaram-se, evidenciando conhecimento sobre o caminho seguido pelos Pezinhos de Chuva, nome da mascote do projeto Parcerias Hidrodinâmicas desenvolvido nas escolas do concelho de Benavente e premiado num concurso nacional.

Poupança da água começa nas escolhas que fazemos na nossa alimentação

Ana Palmar, bióloga da Câmara Municipal de Benavente, coordenadora da parceria, que também invocou a ligação da água à biodiversidade e às alterações climáticas, realçou que a poupança da água começa nas escolhas que fazemos na nossa alimentação, no vestuário e nos hábitos de higiene. Produzir um bife de vaca de 250gr consome 4 mil litros de água, 10 vezes mais que produzir 250 gr de fruta ou hortaliça. Produzir uma camisola de algodão representa 2 mil litros de água e fazer um par de sapatos consome 8 mil litros de água. Números que dão que pensar e que podem influenciar as próximas escolhas dos Pezinhos de Chuva.

Se reduzir o consumo de água é uma tarefa prioritária, é urgente melhorar também o comportamento perante as águas usadas, o chamado “esgoto”. “A sanita não é o caixote do lixo” adianta Nelson Lopes da Águas do Ribatejo, empresa responsável pelo abastecimento e saneamento no concelho de Benavente. Cabelos, unhas, cotonetes, toalhetes, lâminas de barbear descartáveis estão proibidos de entrar na sanita. O seu lugar é no caixote do lixo no WC e depois no contentor verde dos resíduos sólidos urbanos.

Cada gota conta e todas são preciosas!

Os alunos prometeram levar o conhecimento para casa e fiscalizar os comportamentos dos pais, irmãos e avós, aplicando “castigos” a quem não se portar bem. “Se a minha avó meter os cabelos na sanita, não vê a novela e fica sem internet”, sugere uma das alunas.

As ações de sensibilização para as boas prática ambientais, assim como o kit itinerante didático Pezinho de Chuva,  continuarão a percorrer as escolas do concelho de Benavente, de modo a chegar à maioria das famílias, porque CADA GOTA CONTA E TODAS SÃO PRECIOSAS!

Texto: Águas do Ribatejo