Alunos, educadores e assistentes do Jardim de Infância e Escola Básica do 1.º ciclo das Areias, em Benavente, dedicaram a manhã de quarta-feira, 24 de maio, à sustentabilidade e às boas práticas amigas do ambiente.
Reconhecendo que “a atualidade mostra que o planeta carece de intervenção urgente dos alunos e famílias nos seus hábitos/rotinas de responsabilidade civil ambiental”, o Plano de Inovação 2021/24 do Agrupamento de Escolas de Benavente criou a Escola Verde, para desenvolver projetos de educação ambiental que investigam a realidade local e articulam pré-escolar e 1.º ciclo.
Colaborar com a Escola Verde foi um dos estímulos para a criação do projeto Parceria Hidrodinâmicas que, já em 2021/2022, participou nas ações dedicadas ao Rio Sorraia.
No presente ano letivo, os pequenos educadores ambientais dirigem a atenção da comunidade educativa para a Água e convidaram os parceiros Município de Benavente, AR -Águas do Ribatejo e DECO a dinamizar sessões de sensibilização sobre o tema, focando-se nos comportamentos ambientalmente sustentáveis.
Os alunos de palmo e meio abordaram o ciclo da água (natural e urbano) e aprenderam, mas também partilharam, formas de poupar água e reduzir a pegada hídrica.
A necessidade de reforçar os cuidados no uso da água aumenta num tempo de seca extrema.
“Regar quando a temperatura é mais baixa, reduz as perdas por evaporação”
As chuvas fortes que caíram em Benavente na terça-feira foram uma bênção, mas representam uma gota num oceano de insuficiência hídrica. “Apesar de ter chovido muito ontem, dia 23 de maio, a água da chuva não foi guardada, foi diretamente para a terra, para os rios e para o mar”, explica Susana Pestana formadora da DECO. João explica que no quintal da avó existe um alguidar grande onde guarda a água da chuva. “E depois quando não chove usa a água para regar as plantas e as árvores”, acrescenta o aluno do 4º ano. A resposta à pergunta “Qual a melhor hora para regar?” foi em coro: “As regas devem ser feitas de manhã cedo ou ao cair da tarde!”. Regar quando a temperatura é mais baixa, reduz as perdas por evaporação não prejudica as plantas.
Os exemplos de boas práticas multiplicaram-se, evidenciando conhecimento sobre o caminho seguido pelos Pezinhos de Chuva, nome da mascote do projeto Parcerias Hidrodinâmicas desenvolvido nas escolas do concelho de Benavente e premiado num concurso nacional.