Câmara Municipal de Benavente defende localização “Campo de Tiro da Força Aérea”, em Benavente, para o novo aeroporto de Lisboa

RESPEITAMOS OS ESTUDOS DA COMISSÃO TÉCNICA INDEPENDENTE

O Presidente da Câmara Municipal, Carlos Coutinho, reafirmou hoje em entrevista à SIC Notícias que a localização: “Campo de Tiro da Força Aérea”, no município de Benavente, é a melhor solução para a criação urgente da novo aeroporto de Lisboa.  “Tem que ser esta a altura para se procurar, em definitivo, encontrar a solução que melhor servirá o País”, disse Carlos Coutinho, acrescentando que todos os autarcas gostariam de ter uma estrutura aeroportuária no seu território, devidamente enquadrada e com questões fundamentais salvaguardadas, sendo que, “a localização “Campo de Tiro a Força Aérea, na freguesia de Samora Correia, município de Benavente, responde às necessidades nacionais, constituindo-se como uma mais valia para o País e para o desenvolvimento económico do município e da região. Uma posição defendida desde 2008, e fundamentada de acordo com os estudos desenvolvidos pelo LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil, aprovados pelo Conselho de Ministros de então.

CÂMARA MUNICIPAL DE BENAVENTE PRESENTE NA I CONFERÊNCIA REALIZADA PELA COMISSÃO TÉCNICA INDEPENDENTE

NOVO AEROPORTO DE LISBOA

A Vice-Presidente da Câmara Municipal de Benavente, Catarina Vale, esteve presente no LNEC (Laboratório de Engenharia de Lisboa), na I Conferência realizada pela Comissão Técnica Independente que avalia a melhor localização para o novo aeroporto de Lisboa –  1ª fase de Avaliação Ambiental  Estratégica.

Os técnicos que integram esta Comissão explanaram os grandes objetivos dos estudos, realizados no âmbito do 1ª fase de Avaliação Ambiental Estratégica, tendo em conta as Opções Estratégicas para aumentar a capacidade aeroportuária da Região de Lisboa.

A Comissão Técnica trabalha para apoiar e fundamentar a melhor tomada de decisão política sobre a escolha da melhor localização para a construção do Aeroporto Ideal: acessível; eficiente e inteligente; Sustentável e Resiliente; com alta conectividade; capacidade de expansão; economicamente viável; acessível e próximo do dentro da cidade; multi-modal, com múltiplos acessos alternativos PT e P; descarbonizado e uso de energias renováveis (…).

Defendendo a opção “Campo de Tiro da Força Aérea” – Benavente, divulgamos as 9 opções em estudo para a construção do novo aeroporto de Lisboa :

– Aeroporto Humberto Delgado mais Campo de Tiro da Força Aérea (concelho de Benavente)
– Aeroporto Humberto Delgado mais Pegões (concelho de Vendas Novas)
– Pegões (concelho de Vendas Novas)
– Rio Frio mais Poceirão. Rio Frio na margem sul do Tejo foi estudado no final do século passado e preterido em relação à Ota. Poceirão fez parte do troço da linha de alta velocidade entre Lisboa e Madrid e tinha prevista a instalação de uma plataforma logística.

Estas quatro novas propostas juntam-se às cinco opções estratégicas definidas no final do ano passado em resolução do Conselho de Ministros.

– Humberto Delgado mais Santarém
– Humberto Delgado mais Montijo