As Escolas de segunda Oportunidade – Práticas e Desafios

ESCOLA DE 2ª OPORTUNIDADE DE SAMORA CORREIA PRESENTE NO ENCONTRO NACIONAL SOB O TEMA “PRÁTICAS E DESAFIOS”

Rede Nacional de Iniciativas e Escolas de Segunda Oportunidade (E2O) e o Agrupamento de Escolas Templários organizaram o encontro “As Escolas de segunda Oportunidade – Práticas e Desafios”, no qual esteve presente a E2O de Samora Correia, com o seu coordenador, Rui Domingos, bem como a Vereadora com o pelouro da Educação na Câmara Municipal de Benavente, Catarina Vale.

Existem atualmente sete E2O em Portugal, promovidas por um conjunto de instituições  como a Fundação Padre Tobias, de Samora Correia.

O objetivo da iniciativa foi promover uma compreensão mais ampla desta nova medida das políticas públicas de educação em Portugal, dando visibilidade aos percursos já realizados e voz às inquietações e necessidades.

– Indicadores educativos em Portugal melhoraram muito nos últimos 15 anos, quando este processo se iniciou (…).

– Baixas qualificações dos jovens portugueses continuam a ser um grave problema social (…).

. Cerca de ¼ dos jovens portugueses continuam a abandonar a escola sem completarem a sua formação secundária.

– Os baixos níveis de educação são uma das causas principais de desemprego jovem no nosso país.

– O entusiasmo dos atores no terreno nas E2O precisa de ser apoiado, garantindo-se as condições adequadas ao funcionamento das novas escolas.