CONCURSO DE IDEIAS – CRIAÇÃO DA MASCOTE “PEZINHO DE CHUVA”

VOTE NO DESENHO QUE SERÁ A NOSSA MASCOTE – AQUI

Parceria Hidrodinâmicas promoveu o concurso de ideias para a criação da mascote “Pezinho de Chuva”, aludindo ao conceito de pegada hídrica, com o intuito de prosseguir a dinamização deste projeto de sensibilização sobre a água no Centro de Recuperação Infantil de Benavente (CRIB) e nos Agrupamentos de Escolas do Município.

Os alunos foram desafiados a construir uma imagem para ser a mascote inspiradora na luta contra o desperdício da água.

Findo o prazo do concurso, o júri apreciou 30 imagens distribuídas por 4 escalões e escolheu 4 desenhos, um de cada escalão:

1º escalão: pré-escolar e CRIB

“Nino – O Super garrafão”

Nino, o Super garrafão, gosta de distribuir água a todos os seus amigos.

Explica ainda a todos a importância da água para o ser humano e para as restantes espécies do planeta.

Gosta principalmente de frequentar festas.

2º escalão: 1º ciclo

“Gelocas”

Desenhámos o “Gelocas” como um desafio sobre a importância da água.

A água é importante em todos os seus estados e por isso decidimos desenhar o cubo de gelo (estado sólido), a cascata (estado líquido) e o sol que evapora a água (estado gasoso).

As andorinhas simbolizam os seres vivos (natureza) no seu estado mais puro. Na elaboração do desenho utilizámos lápis de carvão e uma folha branca, mas assim que começámos a desenhar a nossa mascote ganhou cor, com marcadores de feltro.

E surge o nosso Gelocas – o pézinho de chuva.

3º escalão: 2º ciclo

“Zorro”

A mascote é uma pequena gota de água e nela está representado o ciclo da água.

Começou por ser apenas uma gota e no processo criativo final optou-se por uma forma que representa a gota e o ciclo da água.

5º escalão: Secundário

“Pituska”

Esta mascote pretende representar a escassez de água, e como pode afetar, tanto o meio aquático, como o meio terrestre.

É uma referência ao fundo do mar e explica-se assim que esta mascote tem como iniciativa alertar adultos e crianças.

Decidimos inspirar-nos em desenhos animados para fazer os ténis, as mãos, os óculos e a boca. O formato coração foi pensado para fazer refletir – não só os seres humanos precisam de vida, se não houver água é impossível viver.

Optámos por utilizar cores chamativas  que se enquadrassem bem com o tema.