Edit Content

Mapa do Site

Estratégia Nacional para o Hidrogénio conta com empresa de Benavente

1º Ministro visita empresa Fusion Fuel – Portugal, em Benavente

O 1º ministro, António Costa, visitou esta terça-feira a empresa Fusion Fuel – Portugal, em Benavente, no âmbito das Agendas Mobilizadoras de Inovação e que integram o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Na cerimónia de apresentação do projeto do Consórcio que integra a empresa Fusion Fuel, o Presidente da Câmara Municipal de Benavente, Carlos Coutinho, salientou a importância das energias verdes: “um passo importante para que o País e o Mundo possam inverter o caminho que têm seguido, produzindo energia verde”. Agradeceu à Fusion Fuel por ter escolhido Benavente: “certamente uma referência para o Futuro no que diz respeito ao hidrogénio”. Segundo o Autarca, “esta é uma forma de melhorar o nível de vida das populações, com projetos fundamentais como este que, para além de ser inovador e amigo do ambiente, irá criar cerca de 300 novos postos de trabalho. Nas dificuldades também são criadas oportunidades e a instalação da Fusion Fuel em Benavente é um momento significativo para o município e para o País, sinónimo de esperança e prosperidade”, salientou.

O Presidente frisou o aumento em 60% no volume de negócios do Município nos últimos anos e mais de 150% nas exportações.

Empresa trabalha com os melhores especialistas

O Diretor de Produção da Fusion Fuel, André Antunes, salientou o facto da empresa estar a trabalhar em conjunto com os melhores especialistas em produção automatizada de toda a Europa o que permitirá construir uma das fábricas de produção mais avançadas em Portugal até o momento, em todos os setores.

 

Portugal será competitivo na produção de hidrogénio

O 1º Ministro, António Costa, salientou a importância do PRR, que assegura financiamento para 93 mil projetos que mobilizam milhares de entidades em Consórcio, ”possibilita o aumento do Produto Interno Bruto (PIB) e a união de capacidades das Agendas Mobilizadoras”. Referiu o facto da Fusion Fuel em Benavente estar a funcionar nas instalações de uma empresa metalúrgica, encerrada há 10 anos, e que acolhe agora tecnologia sofisticada cuja produção possibilitará a redução de emissões poluentes. “Portugal fica entre os países mais competitivos nesta área, porque temos os recursos fundamentais: mar, águas residuais e sol. Os componentes para hidrogénio produzidos no nosso País são fruto da investigação portuguesa e irão contribuir significativamente para o reforço da nossa capacidade de exportação”.

Mais artigos