Reabertura da Igreja Matriz de Samora Correia

Reabertura da Igreja Matriz de Samora Correia, após a  extensa intervenção de conservação e restauro

Imóvel de Interesse Público, incluí altares de talha dourada, painéis de azulejo de 1718 e pinturas murais.

Data da Reabertura: 18 de dezembro

Hora: 16H00

A Intervenção que dura há vários anos, foi realizada com verbas disponibilizadas pela Câmara Municipal de Benavente (cerca de 330 mil euros), verbas de Fundos comunitários (Portugal 2020 e Portugal 2013); Fábrica da Igreja e Comissão para as Obras da Igreja de Samora Correia, com os contributos da população em geral.

PROGRAMA:

16h00 – Reabertura da Igreja Matriz com a celebração da Eucaristia, presidida pelo Sr. Arcebispo de Évora, D. Francisco José  de Faria Coelho

– Apresentação de algumas imagens da intervenção da conservação e restauro das madeiras e azulejos.

– Partilha de bolo comemorativo dos 300 anos e da abertura da Igreja, na Praça da República, em Samora Correia.

Igreja Matriz de Samora Correia inaugurada em 1718

Em 1718, a Igreja existente em Samora Correia foi destruída, para dar lugar á actual Igreja Matriz, consagrada a Nossa Senhora de Oliveira, Padroeira da freguesia. A actual Igreja Matriz de Samora Correia, foi inaugurada e benzida em 1721, tendo sido mandada construir pelo Pároco Freire Henrique da Silva Araújo, da Ordem de Sant’lago da Espada. Para além de ser dedicada á padroeira, Nossa Senhora de Oliveira, consagra-se também, como monumento em honra do Apóstolo São Tiago Maior e da Ordem.

Azulejos datam dos séc. XVIII

A sua área coberta é de 650 m2 e o átrio vedado com gradeamento de ferro, é de 374,5 m2. Mede 14 metros, aos quais acrescentamos mais 6 metros da base das torres sineiras até ao pináculo. Os azulejos que revestem as suas paredes interiores, datam do século XVIII e fazem alusão ao Apóstolo São Tiago. Sobre um grande painel de jarras e florões de variada qualidade, desenham-se quadros da vida de São Tiago Maior, em dois maravilhosos e extensos painéis centrais, de 16 metros de comprimento por quase 2 de altura, ladeados de outros menores.

Terramotos de 1755 e 1909 provocam graves danos nos painéis de azulejos

A partir do século XII, São Tiago é apresentado como Apóstolo, pregando e ensinando, guerreiro geralmente a cavalo e com escudo, ou peregrino com manto, bordão, cabaça, largo chapéu e bolsa de couro presa á cintura. Só na Igreja de Samora Correia, ele aparece representado como peregrino-guerreiro, ao mesmo tempo, combatendo a pé, com hábito de peregrino e escudo de guerreiro. Os painéis estão simplesmente assinados por P.M.P.. Os terramotos de 1755 e 1909, provocaram vários danos, entre os quais o derrube de muitos azulejos, que depois foram colados á sorte e sem nexo, sendo que os painéis ficaram um pouco desfigurados. O altar-mor é em talha dourada, com a imagem da padroeira; do lado oposto ao da epístola, encontra-se um peque no retábulo com a imagem de Nossa Senhora do Ó.

Com as obras de restauro e conservação, a Igreja ficou expendida, com um trabalho de verdadeira minucia e profissionalismo dos técnicos que, afincadamente, trabalharam com o objetivo de restaurar os painéis de forma fidedigna.