Cheias e estradas alagadas, com chuvas repentinas e de elevada intensidade. Reduzam as deslocações ao estritamente necessário.
Tenha cuidado redobrado ao circular nas estradas, tendo em conta a impossibilidade de escoamento de tanta água da precipitação forte.
1. Confira o estado dos pneus do seu veiculo em estrada com chuva;
As ranhuras posicionadas na banda de rodagem dos pneus do seu carro devem estar em bom estado. Trata-se de uma das funções primordiais dos pneus: drenar a água que fica empoçada no asfalto;
2. Se estiver numa estrada com chuva diminua a velocidade;
Se estiver na estrada e a chuva for forte e aparecer de repente, diminua a velocidade, sem parar o carro e sem pisar bruscamente no freio. Mantenha a velocidade devagar e constante, para não perder o controle do carro.
3. Começou a chover na estrada? Melhore a iluminação.
Se a chuva estiver muito forte, acenda os faróis imediatamente, tornando o seu carro mais nítido para os outros motoristas na estrada.
4. Não pare na berma de uma estrada com chuva.
Dependendo da quantidade de chuva, a visibilidade dianteira pode ficar muito reduzida ao ponto dos motoristas não conseguirem ver o seu carro parado na berma. Faça-o apenas em caso de emergência.
5. Nem pense em ultrapassar se estiver a chover.
Com chuva, o tempo de travagem é maior e a visibilidade menor, aumentando muito os riscos.
6. Forme uma fila atrás dos outros carros.
Numa situação de pouca visibilidade, a referência de outros carros pode ajudar. Por isso, em vez de tentar ganhar tempo fazendo ultrapassagens, posicione-se atrás dos outros veículos com a devida distancia e siga-os enquanto a chuva estiver forte.
7. Evite atravessar poças de água gigantes em estradas com chuva.
As poças mais profundas escondem alguns obstáculos submersos como troncos e pedras, arriscando ainda mais a sua integridade física e do seu automóvel.