Hoje é Dia Municipal para a Igualdade
Parece cliché mas, infelizmente, não é! Ainda há um longo caminho a percorrer para alcançar a plena igualdade de direitos e oportunidades entre homens e mulheres.
Na atualidade continuamos a assistir a abusos de poder e atrocidades sobre as mulheres:
– Violência contra a mulher – 78% das vítimas de violência doméstica são mulheres
– Casamento infantil
– Desigualdade salarial – em 2020 aumentou de 10,9% para 11, 4%
– Dupla jornada – estudos continuam a apontar que as mulheres gastam 95% a mais de tempo com afazeres domésticos do que os homens.
– Imposição de regras que infligem contra a liberdade da mulher – em alguns países as mulheres não podem abrir uma conta bancária sem a presença de um homem (pai, irmão ou tutor).
É necessária uma responsabilidade coletiva para desconstruir estereótipos e sexismos, sendo que o mais importante é a experiência e o respeito por cada pessoa que vive a experiência de descriminação, é fundamental aprendermos a ser.
A Igualdade de Género não é uma questão da mulher, é uma questão humana!
A Câmara Municipal de Benavente mantém um compromisso com a IGUALDADE
A DUDH, adotada pela Assembleia Geral da ONU a 10 de dezembro de 1948, reafirma que “todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos” e que “todos têm direito a todos os direitos e liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer tipo, como raça, cor, sexo, idioma, religião (…) nascimento ou outra condição.”
A luta pela igualdade é uma aprendizagem contínua, um desafio sem fim, o qual, ao longo dos anos vai tendo avanços, mas também retrocessos, face aos novos desafios que se colocam.