Dia Municipal para a Igualdade

Hoje é Dia Municipal para a Igualdade

Parece cliché mas, infelizmente, não é!  Ainda há um longo caminho a percorrer para alcançar a plena igualdade de direitos e oportunidades entre homens e mulheres.

Na atualidade continuamos a assistir a abusos de poder e atrocidades sobre as mulheres:

– Violência contra a mulher – 78% das vítimas de violência doméstica são mulheres

– Casamento infantil

– Desigualdade salarial – em 2020 aumentou de 10,9% para 11, 4%

– Dupla jornada – estudos continuam a apontar que as mulheres gastam 95% a mais de tempo com afazeres domésticos do que os homens.

– Imposição de regras que infligem contra a liberdade da mulher –  em alguns países as mulheres não podem abrir uma conta bancária sem a presença de um homem (pai, irmão ou tutor).

É necessária uma responsabilidade coletiva para desconstruir estereótipos e sexismos, sendo que o mais importante é a experiência e o respeito por cada pessoa que vive a experiência de descriminação, é fundamental aprendermos a ser.

A Igualdade de Género não é uma questão da mulher, é uma questão humana!

A Câmara Municipal de Benavente mantém um compromisso com a IGUALDADE

A DUDH, adotada pela Assembleia Geral da ONU a 10 de dezembro de 1948, reafirma que “todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos” e que “todos têm direito a todos os direitos e liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer tipo, como raça, cor, sexo, idioma, religião (…) nascimento ou outra condição.”

A luta pela igualdade é uma aprendizagem contínua, um desafio sem fim, o qual, ao longo dos anos vai tendo avanços, mas também retrocessos, face aos novos desafios que se colocam.