Presidentes de Câmaras reúnem com Ministra da Saúde

Em causa está o Hospital de Vila Franca de Xira

Na sequência do pedido de audiência efetuado pelos presidentes das Câmaras Municipais de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Benavente e Vila Franca de Xira, teve lugar, na tarde desta quinta-feira, 11 de novembro, no Ministério da Saúde, uma reunião de trabalho com a Senhora Ministra da Saúde, Marta Temido.

Os Presidentes e representantes dos cinco Municípios abrangidos pela área de influência do Hospital de Vila Franca de Xira tiveram oportunidade de transmitir a sua preocupação, nomeadamente na área das urgências, no momento em que a época de inverno se aproxima.

Foi ainda possível abordar com a senhora Ministra a necessidade de reforço do número de profissionais de saúde e, juntamente com a Administração do Hospital, caminhar no sentido de melhorar as condições de prestação de serviço, que já são de recuperação e mesmo ultrapassagem nalguns dos índices de resposta dados antes da pandemia. Os autarcas aproveitaram ainda para apresentar à Senhora Ministra questões relativas aos cuidados primários de saúde dos seus Concelhos e à nova fase de vacinação determinada pelas autoridades competentes, e nas quais os cinco municípios são parceiros ativos.

O Presidentes de Câmara continuarão em contacto permanente entre si relativamente à área dos cuidados primários e secundários de saúde, e mantêm-se disponíveis para colaborar junto das autoridades de saúde, que não sendo competência municipal representa uma preocupação para todos os autarcas e cidadãos.