Câmara Municipal suporta custos para 1800 vacinas da gripe nas farmácias

Protocolo assinado com a ANF e a Farminveste

Câmara Municipal de Benavente assinou, no passado dia 4 de novembro, um protocolo que vai permitir suportar os custos de administração de 1800 vacinas da gripe, num investimento total de 4 500€.

O protocolo de cooperação, assinado entre a Câmara Municipal de Benavente, a Associação Nacional das Farmácias e a Farminveste, tem como objetivo disponibilizar vacinas aos munícipes que sejam utentes do SNS, incluídos nos grupos prioritários definidos pela Direcção Geral de Saúde, e que solicitem a realização do serviço de administração da vacina da gripe do contingente do SNS, nas farmácias aderentes, no âmbito do programa nacional “Vacinação SNS Local”.

Na sexta-feira passada, dia 5 de Novembro, foi emitida a Circular Informativa Conjunta N.º 014/CD/550.20.001 do Infarmed, I.P. e da Direcção-Geral da Saúde, relativa à administração da vacina contra a gripe – época 2021/2022.

Este documento vem clarificar as condições de dispensa e administração de vacinas da gripe, nas farmácias comunitárias. Assim, as farmácias comunitárias vão apoiar a vacinação das populações entre os 6 meses de idade e os 64 anos que tenham as patologias crónicas já a partir do próximo dia 15 de novembro. Os maiores de 65 anos serão vacinados nos serviços do SNS.

Os utentes elegíveis serão notificados pelo SNS e as farmácias irão confirmar, antes da administração, a existência de declaração médica emitida eletronicamente através da Plataforma de Prescrição Eletrónica de Medicamentos (PEM).

Conheça as condições incluídas para a vacinação dentro dos Grupos abrangidos pela vacinação gratuita.