Falta de comunicação das queimas é punível com coima

Realização de Queimadas é possível mas com regras a cumprir

A realização de Queimas de sobrantes agrícolas e florestais e matos amontoados já é possível porém, é obrigatória a comunicação prévia à Câmara Municipal.

No Município de Benavente poderá fazer essa comunicação:

– Diretamente na internet, através da página do ICNF, https://fogos.icnf.pt/InfoQueimasQu…/QUEIMASQUEIMADAS.aspx

-Caso tenha dificuldades ou não tenha acesso à internet, dirija-se com o Cartão de Cidadão, aos Quartéis de Bombeiros ou Serviços da Câmara (Benavente – Edifício principal Secção de Taxas e Licenças / Samora Correia – Extensão de Serviços), serviços das Juntas de Freguesia, ou em último caso, ao Serviço Municipal de Proteção Civil, locais onde lhe prestarão TODA A AJUDA para fazer a comunicação na internet.

Confirmação da Queima será dada por SMS ou email

Após essa Comunicação, receberá por email ou SMS a informação se pode ou não queimar no dia pretendido, face ao risco de incêndio previsto.

Recomendamos que peçam opinião prévia aos Bombeiros, no caso de terem dúvidas se o terreno onde pretendem queimar os sobrantes reúne condições de segurança.

A Proteção Civil Municipal agradece a todos os Munícipes que, no dia anterior ou no próprio dia escolhido para a queima:

1 – Façam um contacto telefónico prévio com os Bombeiros da área e perguntem se o Risco de Incêndio permite a realização da Queima.

2 – Em caso afirmativo, informem a hora do início da queima, o local, nome e contacto telefónico.

3 – No final da queima façam novo contacto com os Bombeiros e informem que está concluída.

Qualquer dúvida existente não queimem, contactem previamente os Bombeiros ou o Serviço Municipal de Proteção Civil.

⚠ ATENÇÃO: A realização de Queima sem comunicação prévia à Câmara Municipal é punível com uma coima mínima de 280 euros.