Visitámos os animais de estimação do CRIB
Hoje, no dia mundial dos animal, visitámos os animais de estimação do Centro de Recuperação Infantil de Benavente (CRIB). O CRIB tem muito espaço para acolher animais e tem feito uso dele, mas só o faz porque existe amor para dar e a consciência da importância de salvá-los de vidas errantes, afastados de maus tratos. O CRIB tem 2 cães adotados junto do CRO de Benavente (canil municipal), uma porca chamada Pepa, a galinha Carlota e 14 porquinhos da Índia. Ângela Ferreira, monitora hortícola na Instituição, tem a responsabilidade de tratar dos animais e conta muitas vezes com a ajuda dos utentes, que os adoram.
Uma oportunidade para o Alfredo
O recém chegado, Alfredo, o cão mais velhote, está na Instituição há cerca de 2 semanas e mostrou-se tão à vontade que parece estar ali há anos. “O Alfredo veio do canil, na altura eu falei com o veterinário e, em conjunto com a nossa Presidente, pensámos em adotar mais um já que tínhamos espaço para isso, e uma das coisas que tínhamos pensado era adotar um dos cães que estivesse há mais tempo no canil, dando assim uma oportunidade de vida melhor”.
Nesta visita ao CriB, ficámos a saber que a Mel vai dar uma volta à rua à socapa, sempre que alguém deixa o portão aberto, a Pepa gosta de festas na barriga, a Carlota adora andar em cima do dorso da Pepa. Na realidade, no dia do animal, importou mesmo mostrar o carinho que estes animais recebem, e o exemplo importante dado por uma Instituição que faz a diferença quando se aborda esta temática dos animais.
Criação do Dia mundial dos animais
O dia mundial dos animais foi instituído oficialmente em 8 de maio de 1931, durante o International Animal Protection Congress, sediado em Florença, Itália. Na ocasião, organizações de proteção aos animais decidiram oficializar a celebração da data em 4 de outubro, dia de São Francisco de Assis – o santo padroeiro dos animais e da natureza.
Essa comemoração já acontecia antes. O escritor e editor alemão Heinrich Zimmermann, também ativista em defesa dos animais, organizou o primeiro World Animal Day. Zimmermann queria celebrar o primeiro World Animal Day no dia 4 de outubro, porém o Sport Palace, em Berlim, Alemanha estaria ocupado nessa data. Então ele antecipou o evento para 24 de março de 1925, contando com a participação de mais de cinco mil pessoas no evento.