Hoje, feriado comemorativo da Implantação da República

Ilustres Benaventenses apoiantes da República em 1910

No dia da implantação da Republica no nosso País, lembramos um dos ilustres Benaventenses que participou ativamente na construção da Republica, Francisco Sousa Dias.

(…) Membro da “segunda geração republicana” formada no âmbito do “Ultimato Inglês” (1890). Após a conclusão do curso de medicina (1900) fixou-se em Benavente onde exerceu a função de médico municipal em acumulação com a de diretor do Hospital da Santa Casa da Misericórdia. Desde muito novo que dedicou o seu pensamento político à causa republicana.

Proclamação da Republica de uma janela dos Paços do Município

Em 5 de Outubro de 1910 protagonizou um dos episódios republicanos mais marcante na vila de Benavente, quando, de uma das janelas dos Paços do Município em ruínas, causadas pelo terramoto de 1909, proclamou a instauração da República Portuguesa perante a enorme multidão que se aglomerava na Praça do Município. A partir desta data histórica, passou a exercer a função de Administrador do concelho, tendo sido nomeado por aclamação popular. A par da sua atividade profissional sempre procurou envolver-se na política local e nacional, levando à prática os nobres valores republicanos em que sempre acreditou. No ano de 1912 foi nomeado Governador Civil de Beja e, três anos depois, é eleito Deputado da Nação. Em 1919 voltou a assumir o cargo de Governador Civil mas, agora, no seu próprio distrito (Santarém). Em janeiro de 1926 foi nomeado presidente do Senado da Câmara Municipal de Benavente, sendo deposto seis meses depois em sequência do golpe de 26 de maio que instalou a ditadura militar em Portugal.

Busto de Francisco Sousa Dias colocado no Parque 25 de abril

Homem de excecional caráter exerceu todas atividades da vida pública com a mesma devoção e humildade com que vinha exercendo a profissão que escolhera. Grande benemérito, amigo dos pobres, amigo de todos os benaventenses, a quem nunca recusava auxílio nos momentos mais difíceis de doenças e tragédias, que muitas vezes assolaram esta região ribatejana. Quando completou os oitenta anos foi homenageado pelo povo de Benavente que, através de uma subscrição pública mandou executar um busto em bronze com a figura deste ilustre cidadão. Erguido recatadamente junto à casa onde viveu, o monumento aí permaneceu até final do período mais cinzento da história da República. Depois da Revolução de 25 de Abril de 1974, a Câmara Municipal e o povo de Benavente retificam o que anos antes não pudera ser feito: o busto é colocado no parque público mais emblemático da vila. (texto: Museu Municipal de Benavente)

Implantação da República 5 de Outubro de 2021 (Terça-feira)

O dia 5 de outubro comemora a Implantação da República, quando Portugal deixou de ser uma monarquia e passou a ser uma república.

A mudança aconteceu na sequência de um golpe de estado, pois muito portugueses não concordavam que o País continuasse sendo governado pela monarquia. Embora houvesse resistência em algumas cidades, a força das armas acabou se impondo e a família real portuguesa foi obrigada a exilar-se.

Cidadãos apoiantes do republicanismo nacional, o exército e a marinha estiveram envolvidos nos combates que ocorreram na madrugada de 3 para 4 de outubro.

Em 5 de outubro de 1910 às 9h, a república foi proclamada nos Paços do Concelho de Lisboa, edifício em que se localiza a Câmara Municipal de Lisboa.