Edit Content

Mapa do Site

Hoje é Dia Mundial do Turismo

Identificados 100 Kms de trilhos e rotas no município de Benavente

No dia Mundial do Turismo, sugerimos Percursos na natureza que são uma aposta forte no turismo do nosso Município.

A riqueza natural e patrimonial que se encontra no Município de Benavente é um bem maior, que preservamos, valorizamos e promovemos.

Este é um território com mais de 100 Kms de rotas e trilhos identificados e que fazem parte de um projeto amplo de beneficiação que será uma realidade a breve prazo, engrandecendo a oferta de percursos pedonais, clicáveis, a cavalo e através dos nossos Rios. 

Rota das Lezírias tem 20 Kms de extensão 

A ROTA DAS LEZÍRIAS é uma Rota pedestre, onde é admissível o uso de bicicleta, que se destaca pelo seu carácter natural e rural, marcado sobretudo pela água, que lhe confere uma paisagem diversificada e dinâmica, mas que proporciona também a ligação entre os aglomerados urbanos de Benavente e Samora Correia através das lezírias dos rios Sorraia e Almansor.

Este percurso caracteriza-se ainda por se desenvolver em caminhos tradicionais e antigos, já bem conhecidos dos adeptos das caminhadas, provenientes mormente dos dois núcleos urbanos referidos, que ao longo do tempo os têm vindo a utilizar para a prática desportiva em contexto natural, pelos benefícios que recolhem no que respeita à sua condição física e bem-estar psicológico.

A Rota das Lezírias, com uma extensão de cerca de 20 km, é classificada como uma Pequena Rota (P.R.1) de tipo circular, que se pode iniciar em Benavente ou em Samora Correia. Esta rota oferece ainda a possibilidade de usufruir da paisagem da Vala Nova, através de uma derivação/ramal (2 km), que se inicia junto ao Parque Ribeirinho de Benavente e atravessa o Rio Sorraia através de uma ponte pedonal. Outra vantagem desta rota é subdividir-se em dois percursos circulares, através de uma variante (P.R.1.1), que permite realizar dois trajetos menores (de 9 km e 13 km) e regressar ao início (Benavente ou Samora Correia) por um circuito com uma paisagem diferente.

Caminho de Santiago nas Lezírias Ribatejanas.

À medida que o Caminho de Santiago sai do Alentejo e entra no Ribatejo, o território, dominado pelos dourados das planícies torna-se lezíria verdejante. “Uma região a que muitos ainda chamam “Beira do Tejo” ou “Borda d’Água”, por ter como vizinho o Tejo, rio que a cruza e entrecruza, tornando férteis as suas terras e servindo- -lhe de inspiração. Às lezírias juntam-se as charnecas, terras de arroz que o Tejo banha com maior intensidade e os campos com os seus cereais cor de ouro. Os pastos são verdejantes, saciando a fome a rebanhos e servindo de palco às “danças” de manadas de toiros bravos e cavalos”. Uma região com uma cultura marcada pelos trajes e pelas danças, como o fandango, que já se dançava no século XVIII por nobres e populares, nas festas e feiras, e que, no Ribatejo, se baila ao som de acordeões, pífaros, gaitas-de- -beiços, harmónios e clarinetes, tendo o campino como protagonista, com o seu colete vermelho e barrete verde. Do seu património fazem parte os azulejos, painéis de um colorido que esconde cinco séculos de história e embeleza exteriores e interiores; o pão saloio, o tomate e o arroz, ingredientes de uma gastronomia única, a arte da cestaria e o trabalho das madeiras para a tanoaria, que traduz a união entre Homem e Natureza”.

Município de Benavente faz parte do Caminho Central

O nosso Município faz parte do Caminho Central na união entre Santo Estevão <> Samora Correia <> Benavente

numa distância de 26,2 Km, sendo que, percorrer este percurso tem uma duração estimada de 6h 20m.

Caminho Central Mapa Interativo

Pelo Caminho existem muitos pontos de interesse que valem a pena visitar e apreciar como:

  • Igreja da Misericórdia de Benavente
  • Igreja Matriz de Samora Correia
  • Convento de Jenicó
  • Palácio do Infantado (Samora Correia)
  • Cruzeiro e Adro do Calvário; a Fonte do Concelho
  • Pelourinho
  • Núcleo Museológico Agrícola de Benavente
  • Biótipo Campos/Searas
  • Montados de Quercíneas
  • Vales
  • Alvionares e Zonas de Pinhal Manso

Branca <> Santo Estêvão

Mapa:  Branca – Santo Estevão

Santo Estêvão<>Samora Correia <> Benavente

Mapa: Santo Estêvão<>Samora Correia <> Benavente

Benavente <> Muge

Mapa: Benavente <> Muge

Pode consultar aqui o Guia Caminhos de Santiago / Alentejo e Ribatejo

Mais artigos