Dia Mundial da Saúde Mental

Hoje é Dia Mundial da Saúde Mental

Este dia foi instituído pela Federação Mundial de Saúde Mental em 1992, com o intuito de lembrar a importância da discussão e da prevenção dos riscos envolvendo a saúde mental.

Com o avanço da tecnologia e uma rotina cada vez mais agitada, mesmo crianças e adolescentes passaram a lidar, de forma mais precoce, com sintomas de ansiedade, euforia, insegurança e melancolia. Por isso, a data reserva uma série de atividades que contribuem para gerar mais clareza sobre o tema. É preciso entender. refletir, rever, para assim conseguir prevenir a saúde mental nas instituições.

PLANO SALUTE, desenvolvido no âmbito da Rede Social do Município de Benavente, é um programa de educação e promoção de saúde em contexto escolar, que visa uma intervenção concertada e multidisciplinar, desenvolvendo quatro programas de intervenção no âmbito da Saúde Mental e da Saúde Escolar.

Trabalha desde 2007 nos agrupamentos de escolas do município, pretendendo: promover a saúde e prevenir a doença na comunidade educativa; contribuir para a promoção de comportamentos e estilos de vida saudáveis na e para a comunidade educativa; contribuir para o processo de integração escolar de crianças e jovens com necessidades de saúde especiais e/ ou educativas; e, potencializar o desenvolvimento de competências parentais na prestação de cuidados de saúde psicossocial.

PROGRAMA DE SAÚDE MENTAL

Programa de Saúde Mental é desenvolvido por uma psicóloga do Setor de Intervenção Social e Saúde da Câmara Municipal de Benavente, um técnico de desporto também da Câmara Municipal de Benavente, por três psicólogas contratadas pelo Centro de Recuperação Infantil de Benavente e, uma terapeuta da fala.

O Programa de Saúde Mental é desenvolvido em espaço escolar. Apresenta um conjunto de ações nas várias escolas do concelho. De acordo com as necessidades apresentadas pelos agrupamentos de escola e, tendo em conta a avaliação realizada anualmente estabelece-se um conjunto de atividades, que se consideram complementares:

1. Acompanhamento individual de Psicologia (avaliação e acompanhamento psicológico a crianças e jovens, individual ou em grupo; intervenção pontual na crise; consultas terapêuticas a pais; consultoria a docentes; articulação e encaminhamento para outras especialidades e serviços da comunidade).

2. Promoção de competências pessoais e sociais (destinadas a grupos específicos, sessões continuas e regulares, por exemplo, Programa Prevenção de Bullying – Toque de Chi, Programa de Desenvolvimento Pessoal e Social – As aventuras de Vasco e Rita, Programa de literacia – Brincar com os sons, Programa com efeitos terapêuticos que utiliza a sala Snoezelen como base de trabalho – Sentimetros crescer com os sentidos).

3. Formação da comunidade escolar (ações de sensibilização dirigidas a pais, professores e assistentes operacionais) e, formação interna e continua da equipa.