Consciencialização Sobre Perdas e Desperdício Alimentar

Alunos dos Centros Escolares trabalham o tema do desperdício

Hoje, dia 29 de setembro assinala-se, pela segunda vez, o Dia Internacional da Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentar, criada através da resolução 74/209 das Nações Unidas.

O objetivo desta comemoração é sensibilizar as pessoas para evitarem o desperdício alimentar e também reconhecer a importância que o sistema alimentar exerce na sustentabilidade do planeta.

Apesar de nos últimos 50 anos a nossa capacidade para produzir alimentos ter aumentado quase 300%, o número de pessoas com fome não diminuiu. Nos últimos 3 anos aumentou para 820 milhões. Simultaneamente, 1/3 dos alimentos produzidos em todo o mundo são desperdiçados, o que representa cerca de 1,3 bilião de toneladas por ano. Em média, cada português desperdiça 97 kg de alimentos por ano. A par deste paradoxo temos os impactos ambientais, nomeadamente a poluição causada pelos aterros sanitários, emissões de gases com efeito de estufa, gasto de água e energia, o uso do solo na produção de alimentos que não chegam a ser consumidos.

Ciente da importância de trabalhar este tema, no ano letivo anterior, a Camara Municipal de Benavente, em parceria com os Agrupamentos de Escolas de Benavente e Samora Correia, o movimento Unidos Contra o Desperdício e a empresa Too Good To Go, desenvolveram um projeto em duas escolas do município. O objetivo era sensibilizar a comunidade escolar para este problema desenvolvendo várias ações, como quantificação do desperdício alimentar, sessões de educação alimentar, debates, competições entre turmas e webinars com o parceiro Too Good To Go.

Apesar de a fase de intervenção ter sido curta, registámos uma redução de 10% de desperdício alimentar nestas escolas.  No entanto, continuamos com um desperdício alimentar nos refeitórios escolares excessivo (33%), sendo que nos pratos de peixe (42%) e hortícolas (70%) assistimos a valores muito preocupantes. Estes resultados reforçam a necessidade de continuar a apostar em projetos que promovam a adoção de hábitos alimentares saudáveis, mas também sustentáveis.

Para o ano letivo de 2021/2022, a parceria entre as várias instituições mantém-se e tem o objetivo de desenvolver vários projetos nas escolas de forma a reduzir o desperdício alimentar, melhorar os hábitos alimentares e de atividade física. Está previsto a implementação de projetos nas seguintes áreas:

• Ementas escolares sustentáveis e participativas;
  • Lancheira saudável;
  • Promoção do consumo de fruta com os projetos Heróis da Fruta e o Regime da Fruta Escolar;
  • Sustentabilidade na alimentação escolar: respeita a comida, reduz o desperdício
  • Avaliação da composição corporal, hábitos alimentares e de atividade física

Todos estes projetos concorrem para a promoção de uma alimentação escolar mais saudável e sustentável contribuindo também para o sucesso escolar das crianças.

Finalmente, salientar que Portugal em 2015, junto com 192 países das Nações Unidas, assinou a Agenda 2030 e comprometeu-se a atingir as várias metas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030. Reconhecendo que para haver uma mudança a nível global é necessário agir a nível local, estes projetos estão enquadrados com os vários ODS, como por exemplo, o ODS 12, que tem como meta reduzir em 50% o desperdício alimentar até 2030, o ODS 2, erradicar a fome, ODS 3, saúde de qualidade e ODS 13, ação climática. O desafio é grande, mas com a colaboração de todos vamos investir no futuro das nossas crianças contribuindo para a sustentabilidade do Planeta Terra.