Autarquia de Benavente e ASPEA celebram Dia Mundial dos Rios

Um domingo em cheio na Vala Nova

O Dia Mundial dos Rios foi celebrado este domingo com um conjunto de atividades lúdico-pedagógicas na Vala Nova, em Benavente. Fundamentalmente, o objetivo desta iniciativa foi, à semelhança de outros eventos realizados em parceria com a Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA),  promover a preservação dos rios, aumentando o conhecimento das populações sobre os ecossistemas ribeirinhos e conhecer projetos ligados aos ecossistemas ribeirinhos. Os participantes fizeram canoagem, um passeio de barco (com observação das aves e vegetação característica) e uma oficina criativa dedicada a esta temática. O “Picnic Zero Resíduos” realizou-se com boa disposição e com sol, porque o dia foi ficando cada vez mais bonito.

O interesse pelas questões ambientais aumenta junto das crianças

Este tipo de iniciativa ajuda ao envolvimento da comunidade nas questões ambientais. Regista-se um aumento do interesse e envolvimento das escolas na Educação Ambiental para a Sustentabilidade e são muitos os projetos abraçados nesse âmbito.  Dos muitos desafios que têm sido propostos às escolas no âmbito do programa Eco-Escolas, coordenado pela ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa), ou pela ASPEA (Associação Portuguesa para a Educação Ambiental) a Câmara Municipal tem sido parceira ou acompanhado de perto como parte interessada nos resultados a médio e longo prazo.

Cada ação de proteção ambiental envolvendo a comunidade escolar, funciona como uma campanha impactante onde é  fundamental o papel de  cada um dos envolvidos que se comprometem a pôr em prática as ações preconizadas.