Atelier “Dançar com … Vindimas”. OPEN CALL

Estão abertas as inscrições para o atelier “Dançar com… Vindimas”, que decorre de 26 a 30 de outubro no Cine-Teatro de Benavente.

Integrada na Programação em Rede, promovida pela Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) em cooperação com a Câmara Municipal de Benavente, a atividade é dinamizada por coreógrafos e bailarinos profissionais da Academia de Dança e Expressão Corporal do Círculo Cultural Scalabitano, tomando a forma de residência artística intensiva ao longo de uma semana (das 10H00 às 12H00 e das 14H00 às 16H00).

Este trabalho artístico culminará com uma apresentação pública agendada para o dia 30 de outubro, pelas 21h30, no Cine-Teatro de Benavente. A participação na residência artística está limitada a 12 participantes com idade mínima de 15 anos.

A lista de participantes será composta por ordem de data de inscrição, sendo que as inscrições devem realizar-se até 21 de outubro através do formulário online abaixo, ou através do email  girp@cm-benavente.pt  A Câmara Municipal disponibiliza transporte para os participantes oriundos de outras freguesias do município.

Espetáculo público no dia 30 de outubro

A criação deste espetáculo tem como principal objetivo reescrever memórias e vivências da população do Concelho de Benavente, promovendo o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e profissionais, bem como a criatividade, a inovação e a experimentação. O atelier “Dançar com… Vindimas” visa ainda, a partir das vivências e das emoções, desenvolver a expressão artística, aprimorando possibilidades de movimento e a coordenação motora; aumentando índices de concentração, flexibilidade, resistência e sensibilidade musical – valências que facilitam ainda a dinamização de estratégias de inclusão social e a superação de limitações para enfrentar novos desafios.

Até dezembro, a CIMLT promove, no âmbito da programação cultural em rede a desenvolver ao longo de 18 meses, sete projetos culturais nos seus 11 municípios. Em Benavente já se realizou o workshop de Cinema Documental e o de Técnica de Stencil “Arte Urbana”. Há muito mais para acontecer neste âmbito até ao final do ano, estejam atentos para futura participação.

ACADEMIA DE DANÇA E EXPRESSÃO CORPORAL DO CÍRCULO CULTURAL SCALABITANO

Principiou a sua atividade em Outubro de 1955, sob a direção artística da professora Bruna Barocchi. No ano seguinte, assumiu a responsabilidade do ensino da dança clássica, a professora Wanda Ribeiro da Silva, que se destacou no país pelo papel importante na divulgação desta arte através do ensino, tendo sido professora e directora da Escola Superior de Dança. Santarém, beneficiou da sua dedicação, empenho e inovação. Sob a sua iniciativa, numa atitude pioneira, criou a partir de 1959 uma classe de rapazes, rompendo com o preconceito arraigado de uma cidade de província. Um desses rapazes escalabitanos bailarinos, António José Simões, foi ainda um profissional no grupo de Bailado do Verde Gaio.

Pela sua direção passou ainda outro grande nome do bailado nacional que foi Ana Máscolo. Ana Pereira Caldas, aluna de Wanda Ribeiro da Silva, no Círculo Cultural Scalabitano, prosseguiu a grande missão do ensino para ascender a outros lugares de destaque, tendo sido eleita diretora da Escola Superior de Dança, em 1985, e em 2001 diretora da Companhia Nacional de Bailado.

Fátima Sampaio, também ela aluna e, mais tarde, coreógrafa e professora desta secção de Dança, e um grupo de bailarinos do Círculo Cultural, impulsionados pelas políticas de descentralização da dança, criaram o Grupo Experimental de Bailado, em 1981, integrando, pela primeira vez, a vertente do espetáculo de dança no Círculo Cultural. Este projeto desenvolveu-se e culminou com a formação de uma companhia profissional de bailado – Companhia de Dança do Tejo – que trabalhará até 1992, em constante e frutuosa colaboração com a vertente do Ensino do CCS.

Em 1986, regressou ao Círculo Cultural Scalabitano, onde tinha iniciado os seus estudos, a bailarina, professora Encarnação Noronha que dá um novo impulso à Academia de Dança, provocando um aumento significativo de novas adesões à prática desta disciplinadas artes, que é o Bailado.

No início dos anos 90 são adoptados os Syllabus da RAD.