Se não estivéssemos em pandemia … as festas de Samora Correia, organizadas pela Associação Recreativa Amigos de Samora (ARCAS) arrancariam hoje para durarem até dia 16 de agosto. A população de Samora Correia e milhares de visitantes divertem-se nestas festas em honra de Nossa Senhora da Oliveira, beneficiando de um programa variado onde o religioso se cruza com o pagão. Desde a vertente musical, apresentando concertos com variados estilos, a Feira de artesanato e gastronomia, o desfile de campinos e cavaleiros amadores, a magnifica procissão que tanto significado colhe junto dos que vivem a festa e, claro, o entusiasmo e alegria das Tertúlias, já que será esta uma das festas do Pais que junta o maior número de Tertúlias de amigos. De salientar a forte vertente tauromáquica, onde o touro é rei, com as tradicionais entradas de touros bravos conduzidos por campinos e cavaleiros, as passagens de gado bravo na Avenida principal da Cidade, a Picaria à vara larga, a condução de cabrestos, uma demonstração de toureio e pegas e a tradicional Corrida de touros numa praça montada para o efeito.
Música, largadas, sardinhas, desfile, Procissão
Na noite de sábado todos esperam poder provar as sardinhas, o pão e o vinho distribuído gratuitamente no Largo do Calvário e ruas adjacentes. para a habitual sardinhada que antecede uma largada noturna onde são esperados milhares de aficionados. A noite é animada com um Festival Nacional de Folclore, fado e com vários artistas que atuam nos palcos descentralizados.
O domingo é o dia das padroeiras e o ponto alto é sempre a monumental procissão com mais de dezena e meia de andores. Antes da procissão, o cortejo de Nossa Senhora de Alcamé (padroeira dos campinos e do mundo rural) percorre dois quilómetros com a santa a ser acompanhada por campinos, cavaleiros e a banda da SFUS.
A organização da festa é da Associação Recreativa e Cultural Amigos de Samora (ARCAS) que conta com o apoio da Câmara Municipal de Benavente, da Junta de Freguesia de Samora Correia e de dezenas de voluntários que ao longo de meses oferecem o seu trabalho gratuito na preparação e execução dos festejos.
Seriam cinco dias de alegria, cor e emoção na Cidade de Samora Correia.
A lezíria dos toiros e dos cavalos inspiram os que vivem nesta região do Ribatejo. Numa altura em que lembramos as Festas de Samora Correia com a esperança de que se realizem em 2022, divulgamos um poema de Aníbal Ganhão, um campino de outros tempos, bem conhecido no nosso município.
O entusiasmo e a alegria das Tertúlias de amigos nas festas de Samora Correia… Adia-se a Festa mas nunca a Amizade.
O maior número de Tertúlia de Amigos reunidos numa Festa. É assim nas Festas de Samora Correia.
Sábado, dia muito forte nas Festas de Samora Correia. Com as Festas nas ruas, seria dia de acordar com uma disposição imbatível para aproveitar a festa até de madrugada.
Procissão em Honra de Nossa Sra. da Oliveira, o dia da padroeira, nas festas de Samora Correia.
Grandiosa procissão que percorre as ruas de Samora Correia, que muito diz às gentes de Samora Correia.