Festas de Samora Correia deveriam começar hoje. Esperança volta a ser a palavra de 2021

Se não estivéssemos em pandemia … as festas de Samora Correia, organizadas pela Associação Recreativa Amigos de Samora (ARCAS) arrancariam hoje para durarem até dia 16 de agosto.  A população de Samora Correia e milhares de visitantes divertem-se nestas festas em honra de Nossa Senhora da Oliveira, beneficiando de um programa variado onde o religioso se cruza com o pagão. Desde a vertente musical, apresentando concertos com variados estilos, a Feira de artesanato e gastronomia, o desfile de campinos e cavaleiros amadores, a magnifica procissão que tanto significado colhe junto dos que vivem a festa e, claro, o entusiasmo e alegria das Tertúlias, já que será esta uma das festas do Pais que junta o maior número de Tertúlias de amigos. De salientar a forte vertente tauromáquica, onde o touro é rei, com as tradicionais entradas de touros bravos conduzidos por campinos e cavaleiros, as passagens de gado bravo na Avenida principal da Cidade, a Picaria à vara larga, a condução de cabrestos, uma demonstração de toureio e pegas e a tradicional Corrida de touros numa praça montada para o efeito.

Música, largadas, sardinhas, desfile, Procissão

Na noite de sábado todos esperam poder provar as sardinhas, o pão e o vinho distribuído gratuitamente no Largo do Calvário e ruas adjacentes. para a habitual sardinhada que antecede uma largada noturna onde são esperados milhares de aficionados. A noite é animada com um Festival Nacional de Folclore, fado e com vários artistas que atuam nos palcos descentralizados.

O domingo é o dia das padroeiras e o ponto alto é sempre a monumental procissão com mais de dezena e meia de andores. Antes da procissão, o cortejo de Nossa Senhora de Alcamé (padroeira dos campinos e do mundo rural) percorre dois quilómetros com a santa a ser acompanhada por campinos, cavaleiros e a banda da SFUS.

A organização da festa é da Associação Recreativa e Cultural Amigos de Samora (ARCAS) que conta com o apoio da Câmara Municipal de Benavente, da Junta de Freguesia de Samora Correia e de dezenas de voluntários que ao longo de meses oferecem o seu trabalho gratuito na preparação e execução dos festejos.

Seriam cinco dias de alegria, cor e emoção na Cidade de Samora Correia.

A lezíria dos toiros e dos cavalos inspiram os que vivem nesta região do Ribatejo. Numa altura em que lembramos as Festas de Samora Correia com a esperança de que se realizem em 2022, divulgamos um poema de Aníbal Ganhão, um campino de outros tempos, bem conhecido no nosso município.

O entusiasmo e a alegria das Tertúlias de amigos nas festas de Samora Correia… Adia-se a Festa mas nunca a Amizade.

Entrada do Toiro – um dos pontos altos das Festas de Samora Correia. Tradições do Ribatejo cumpridas com emoção nestas Festas.

O maior número de Tertúlia de Amigos reunidos numa Festa. É assim nas Festas de Samora Correia.

Festas de Samora Correia, lembramos os bons momentos nas largadas de Toiros no Largo do Calvário e ruas adjacentes.
Hoje seria dia de Encierro nas Festas de Samora Correia. Um momento muito aguardado pelos milhares de aficionados.

Sábado, dia muito forte nas Festas de Samora Correia. Com as Festas nas ruas, seria dia de acordar com uma disposição imbatível para aproveitar a festa até de madrugada.

Maneio de gado bravo nas Festas de Samora Correia. Tradições que se retomam ano após ano, será em 2022, acreditemos.
As saudades serão já muitas de ver os campinos com os seus trajes de festa, nas provas de perícia, na condução de cabrestos, mostrando um pouco do seu trabalho no campo. Nas festas de Samora Correia, os campinos são sempre convidados muito especiais. Fica a homenagem aos campinos do nosso Ribatejo.
O tradicional desfile etnográfico nas Festas de Samora Correia, com a participação das forças vivas de Samora, campinos e cavaleiros amadores. Memórias boas, esperamos que sejam novamente vivenciadas em 2022.
Folclore é Tradição que está viva nas Festas de Samora Correia. Quem visita estas festas pode apreciar o cantar e dançar de muitos ranchos de folclore do Ribatejo e de outros ranchos de outras zonas do País.
Mesa corrida, sardinha no prato ou a pingar no pão, todos os anos nas Festas de Samora Correia. Distribuição gratuita de sardinhas, pão e vinho no sábado das festas.
Picaria à Vara Larga junta muitas centenas de apreciadores da faina campina, nas Festas de Samora Correia.
Cortejo de Nossa Sra. de Alcamé nas festas de Samora Correia, com a participação de campinos e cavaleiros amadores acompanhados pela banda da SFUS. Significativo momento no programa destas importantes festas tradicionais ribatejanas.

Procissão em Honra de Nossa Sra. da Oliveira, o dia da padroeira, nas festas de Samora Correia.

Grandiosa procissão que percorre as ruas de Samora Correia, que muito diz às gentes de Samora Correia.