Rastreio do Cancro da Mama em Benavente

O rastreio decorre até 05 de Março

O ano de 2020 foi marcado por uma pandemia que paralisou Centros de Saúde, Hospitais, Clínicas e Consultórios privados mas que não fez desaparecer as patologias “não Covid“.

Face ao ano anterior, os últimos números divulgados pela Ordem dos Médicos apontam para menos 10 milhões de consultas presenciais realizadas nos cuidados de saúde primários; menos 2 milhões de consultas presenciais realizadas nos hospitais públicos; menos 214 mil cirurgias nos hospitais públicos; menos 17 milhões de atos realizados em meios complementares de diagnóstico e terapêutica (como exames, análises clínicas ou tratamentos na área da medicina física e reabilitação) e menos 26 mil mulheres com mamografia realizada!

Programa de Rastreio do Cancro da Mama começa em Benavente

É neste cenário que o Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro vai operacionalizar o Programa de Rastreio do Cancro da Mama, na área de influência do Aces do Estuário do Tejo, a partir de 13 de janeiro de 2021.

Este rastreio iniciar-se-á no Concelho de Benavente e terminará em Vila Franca de Xira após passar pela Azambuja, Alenquer e Arruda dos Vinhos.

Benavente está incluído neste Programa desde 2004, tendo apresentado um crescimento gradual da participação, muito impulsionado pela descentralização do rastreio (ida da Unidade Móvel às Freguesias) que somente é possível com o apoio do Município. Os resultados alcançados podem ser constatados na tabela seguinte:

Foi neste ano atípico que o Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro protocolou com a ARS de Lisboa e Vale do Tejo a operacionalização de um Programa de Rastreio do Cancro da Mama, de base populacional, às áreas ainda não cobertas, ou seja, trazendo equidade a um programa que tem cerca de 30 anos de existência. Todos os concelhos dos Distritos de Lisboa e Setúbal ficarão finalmente cobertos por um Programa que abrange todo o restante território nacional.