Obras de requalificação do Museu Municipal de Benavente decorrem a bom ritmo

Mantemos a identidade a partir de traços de um passado comum

O edifício do Museu Municipal de Benavente está a ser integralmente requalificado com o objetivo de dotar esta infraestrutura de uma ampla área de exposição, de um espaço destinado a albergar todo o seu acervo, permitindo acolher os visitantes com qualidade.

A intervenção em curso, prevê a preservação do alçado principal e a construção integral de todo o interior, adotando uma linguagem estética atual na conceção dos espaços e serviços a disponibilizar. Mantendo o alinhamento original da rua, o edifício mantem igualmente a linha de cumeeira, passando a dispor de 3 pisos plenamente dotados para as múltiplas áreas funcionais num equipamento desta natureza, designadamente espaços de exposição temporária e de longa duração, área de reservas geral e específicas, sala multiusos, gabinetes de trabalho e ainda cafetaria e terraço.

Novo Museu trará mais espaço e serviços para visitantes

Com a realização deste projeto, pretende-se encontrar soluções para os problemas de espaço e de falta de serviços para os visitantes. Esta nova estrutura permitirá responder às tendências atuais, no que se refere ao programa museológico e aos serviços que a instituição deve prestar, abrindo-se ao exterior e proporcionando uma intervenção dinâmica e dialogante com todos os públicos. O grande desafio é afirmar o Museu Municipal de Benavente como um Museu de Território de referência.

A obra tem um custo total de 1.253.264,71 euros; contando com o apoio da União Europeia (FEDER) em 1.065.275,00 euros e um investimento municipal de 187.989,71 EUROS.

Museu de Benavente integra a Rede Portuguesa de Museus

Museu Municipal de Benavente, denominado “Museu Municipal Dr. António Gabriel Ferreira Lourenço”, foi inaugurado em julho de 1980, albergando uma grande coleção de caráter etnográfico reunida ao longo de cerca de 40 anos por Joaquim Parracho. O desenvolvimento deste trabalho de recolha permitiu a criação de uma relação importante e duradoura entre a comunidade e o seu Museu, pelo que ainda hoje são frequentes as doações particulares. Por outro lado, a recolha exaustiva de objetos da vida quotidiana, familiar e de trabalho, evitou o seu desaparecimento físico e o seu consequente esquecimento da memória coletiva. Este é sem dúvida um Museu de Território, acolhendo memórias e objetos que afirmam a identidade desta comunidade.

Desde 2002 que o Museu Municipal de Benavente integra a Rede Portuguesa de Museus.

Várias coleções em presença

Acentuando este caráter de museu de território, o Museu Municipal de Benavente, reúne um conjunto de coleções de referência na área da alfaia agrícola, traje, fotografia, cerâmica e ofícios tradicionais. Este vasto acervo, integrando mais de 20 000 objetos, exige pelo seu valor e pelas suas características próprias, a criação de espaços específicos para exposição e reservas, que permitam garantir condições de conservação e comunicação adequadas.