Edit Content

Mapa do Site

Celebra-se Hoje o Dia Mundial do Não Fumador

A Unidade de Saúde Familiar de Samora Correia disponibiliza Consultas de Cessação Tabágica gratuitas

 

A Unidade de Saúde Familiar de Samora Correia disponibiliza Consultas de Cessação Tabágica gratuitas, realizadas por um médico e enfermeiro e podem ser solicitadas pelo próprio utente.

Para aceder a estas consultas contacte o 263 650 900 ou envie e-mail para: usf.samoracr@arslvt.min-saude.pt

 

Tabagismo mata 1 milhão e 200 mil pessoas na Europa

Segundo a OMS, o consumo de tabaco, na Europa, é responsável por um milhão e 200 mil mortes anuais, número que tende a ascender aos dois milhões. Em Portugal, o consumo de tabaco atinge cerca de 20 a 26% da população, com predomínio de três homens e meio para cada mulher.

O tabagismo causa um grande prejuízo à saúde pública, já que é responsável pela diminuição da qualidade e duração de vida. Tem ainda a agravante de ser um fator de risco não apenas para o fumador, mas para todos aqueles que se encontram frequentemente expostos ao fumo passivo

Consequências do tabagismo

Os fumadores têm, em média, menos dez anos de vida do que os não fumadores, pois as substâncias do fumo do tabaco afectam alguns órgãos importantes, ao mesmo tempo que tornam o organismo mais frágil em relação a uma série de doenças.

O tabaco é responsável por:

  • 25 a 30% da totalidade dos cancros — incluindo cancro do aparelho respiratório superior (lábio, língua, boca, faringe e laringe);
  • 80% dos casos de doença pulmonar crónica obstrutiva;
  • 75 a 80% dos casos de bronquite crónica;
  • 90% dos casos de cancro do pulmão;
  • 20% da mortalidade por doença coronária.

As doenças cardiovasculares são 2 a 4 vezes mais frequentes nos fumadores.

Deixar de fumar é, pois a medida preventiva mais eficaz para diminuir os riscos de enfarte do miocárdio, angina de peito, doença arterial periférica e acidente vascular cerebral.

 

Dados da Fundação Portuguesa de Cardiologia

Mais artigos