Presidente da Câmara Municipal Benavente e Vereadora com o pelouro da Saúde visitam a EAR de Fátima

O Presidente da Câmara Municipal de Benavente, Carlos Coutinho, e a vereadora com o pelouro da Saúde na CMB, Catarina Vale, visitaram hoje a Estrutura de Apoio de Retaguarda Distrital, em Fátima. Nesta visita, participaram também o Presidente da Comissão da Proteção Civil Distrital e Presidente da Câmara Municipal do Sardoal, Miguel Borges; o Comandante Operacional Distrital da Proteção Civil de Santarém, David Lobato e o Diretor do Centro Distrital da Segurança Social, Renato Possante Bento.

Na visita foi possível verificar, com muito agrado, as excelentes condições do ponto de vista físico do equipamento, bem como no acolhimento dos nossos idosos. A equipa de apoio, está devidamente organizada e estruturada, permitindo uma prestação de cuidados de nível muito adequado a todos os idosos que ali se encontram.

Surto em lar ilegal de Samora Correia com 42 casos positivos, que estão em EAR de Fátima a recuperar

Esta operação decorreu na sequência do surto ocorrido no Lar de Samora Correia “O Cantinho do Sénior”, com 42 casos positivos para a COVID-19. DA avaliação das condições do lar e sua estrutura física, as entidades concluíram que não estavam reunidas as condições para salvaguardar a saúde dos utentes, dado que mais de 30 idosos partilhavam o espaço de um barracão, que foi adaptado para este fim, mas que tem pouco mais DE 200 metros quadrados. Não estavam, por isso, reunidas as condições sanitárias necessárias para garantir os cuidados de saúde aos utentes.

Esta decisão foi tomada, por unanimidade, pelos responsáveis da Segurança Social, da Autoridade de Saúde e da Proteção Civil.

Informação sobre os idosos será prestada através da Proteção Civil de Benavente

Neste contexto tão difícil que o País atravessa, é absolutamente necessário colocarmos em 1º lugar as pessoas e a sua saúde. São estes os objetivos que orientam aqueles que têm responsabilidades de cuidar de todos nós.

Após esta visita, e atendendo às dificuldades sentidas no contacto com a equipa técnica responsável pela EAR, ficou estipulado que a comunicação com os familiares dos idosos do Município, que estão na EAR de Fátima, será feita através do Posto de Comando da Proteção Civil Municipal. ASSIM, será comunicado, diariamente, ao posto de comando municipal de Benavente a evolução clínica, bem como outras informações que se considerem relevantes sobre cada utente e, ficando este posto de comando com a responsabilidade de transmitir essa mesma informação aos familiares.

Como sempre, a Proteção Civil de Benavente está próxima e não abandona os seus.

Ficam ainda palavras de agradecimento a todos os técnicos e funcionários ao serviço desta estrutura localizada em Fátima, muitos oriundos da região de Lisboa, e que estão em permanência neste equipamento, dando o seu melhor em prol dos nossos concidadãos.

Bem-haja!