No dia Internacional da Não Violência e da Paz nas Escolas, abordamos um tema preocupante na sociedade atual, mas que desde sempre esteve presente sobretudo em meio escolar, o bullying. De há uns anos a esta parte o bullying tem sido tema de estudo e de intervenção precoce com especialistas na área da psicologia atentos e preparados para essas funções.
O bullying corresponde à prática de atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, cometidos por um ou mais agressores contra uma determinada vítima.
Em outros termos, significa todo tipo de tortura física ou verbal que atormenta um grande número de vítimas em todo o mundo. O termo em inglês “bullying” é derivado da palavra “bully” (tirano, brutal).
Aos poucos o combate efetivo ao bullying vem ganhando importância na comunicação social e em ONG’s empenhadas em campanhas de anti-bullying. Isso porque essa prática tem aumentado consideravelmente nos últimos anos no país e no mundo.
“Plano Salute” faz trabalho importante na prevenção do bullying em meio-escolar
Em entrevista, a psicóloga Clinica e da Saúde que integra o “Plano Salute” e a Equipa Local de Intervenção Precoce de Benavente, Ana Sofia Caniço, descreve os comportamentos dos agressores e das vitimas de bullying. Durante a conversa, a técnica adianta ainda as mudanças na forma de fazer bullying com o surgimento das redes sociais, tornando estes atos de violência física ou psicológica mais abrangentes, tendo em conta o numero alargado de pessoas que veem as publicações ofensivas e discriminatórias.
Ana Sofia Caniço começa por referir que estes comportamentos surgem, fundamentalmente, em meio escolar durante a infância ou adolescência