Implementação da ação da Cruz Vermelha Portuguesa no Município de Benavente

Acordos de cooperação foram assinados esta sexta-feira, em Santo Estevão

O Presidente da Câmara Municipal de BenaventeCarlos Pinto Coutinho, em representação da Câmara Municipal de Benavente, assinou hoje dois projetos de acordos de cooperação entre a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) e o Município de Benavente. Um dos protocolos é referente ao funcionamento do núcleo da delegação de Alenquer da Cruz Vermelha Portuguesa no município, a instalar numa antiga escola primária nos Arados, freguesia de Samora Correia e, um outro, respeitante ao funcionamento do polo logístico da região Lisboa e Vale do Tejo / Centro de Formação Regional LVT da Cruz Vermelha Portuguesa no município, a situar-se na freguesia de Santo Estêvão (antigas instalações dos Bombeiros Voluntários).

CVP trabalhará, fundamentalmente na área da ação social

A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), nos termos da Lei de Bases de Proteção Civil, exerce em cooperação com os demais agentes, funções de proteção civil e manifestou à CMB a sua vontade de, através da instalação de um núcleo, implementa r sua atividade no município, no domínio da Ação Social. O executivo da Câmara Municipal considerou, por unanimidade, que seria uma mais valia e ouviu os parceiros.

A Câmara Municipal partilha as decisões que toma com os seus parceiros e, no que diz respeito àquela área de intervenção, também assumiu, desde a primeira hora, que a implementação da Cruz Vermelha no município tinha de ser um processo que resultasse, obviamente, do consenso com as corporações de bombeiros locais que, como é sabido, funcionam bem e proporcionam à comunidade o acesso ao socorro, e outros cuidados, em condições muito favoráveis. No futuro deverá assistir-se a uma articulação da ação da Cruz Vermelha com as Corporações de Bombeiros do município.

Polo logístico da região Lisboa e Vale do Tejo, em Santo Estevão

A Câmara Municipal aprovou o projeto do acordo de cooperação sobre o funcionamento do polo logístico da Região Lisboa e Vale do Tejo/ Centro de Formação Regional LVT da Cruz Vermelha Portuguesa no município de Benavente. No âmbito da Proteção Civil, CVP integrar-se-á no sistema municipal de Proteção Civil, logo que disponha de recursos humanos e meios técnicos para efeito, através:

a)   da nomeação de representante para Comissão Municipal de Proteção Civil,

b)   da articulação funcional com Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) e Corpos de Bombeiros de Benavente e Samora Correia;

c)   da subordinação à coordenação estratégica do coordenador municipal da Proteção Civil, no que concerne à atividade operacional.

d)   da subordinação ao comandante das Operações de Socorro (COS) nas operações de socorro ou de emergência de Proteção Civil, quando ativada.

Este polo logístico da CVP estará localizado nas antigas instalações dos Bombeiros Voluntários, em Santo Estevão.

Bem-vinda Cruz Vermelha Portuguesa