Entrevista ao Compositor Manuel Moreira

15 janeiro celebra-se o Dia Mundial do Compositor

No dia Mundial do Compositor, entrevistámos Manuel Moreira, o músico que cresceu na Barrosa, estudou em Benavente e foi depois tirar a sua licenciatura em composição na Escola Superior de Música de Lisboa, seguindo-se o mestrado na mesma área.

O percurso de Manuel Moreia como compositor é ainda relativamente curto, começou com a licenciatura há cerca de 6 anos atrás, logo após compôs para as mais variadíssimas formações, desde instrumento de solo, formação para a qual tem duas peças; para flauta transversal e para saxofone, até à orquestra sinfónica e orquestra de sopros.

O compositor destaca o que foi o seu trabalho durante o mestrado: um ciclo de sete peças, nomeadamente, três trios e quatro quartetos, todos com a particularidade de serem escritos para instrumentos iguais, ou seja, todos os instrumentos do ensamble são o mesmo, dentro da mesma família. Há ainda um quarteto de saxofones barítonos, ao invés do típico quarteto de saxofones, soprano, alto, tenor, barítono.

Se gosta de música e de composição, conheça o percurso de Manuel Moreira, que começa por explicar o que é ser Compositor.